terça-feira, 10 de novembro de 2009

Terminou em Amaiur a «Alternatiba Sindikala martxan», promovida pelo LAB em Nafarroa


Terminou no sábado passado, em Amaiur, a «Alternatiba Sindikala martxan» [Alternativa Sindical em marcha], iniciativa que o sindicato LAB tinha posto a funcionar no herrialde de Nafarroa no dia 2 de Outubro, em San Adrian. Ao longo de cinco de semanas, uma grande furgoneta percorreu mais de 100 localidades, levando consigo uma exposição itinerante. Para além disso, realizaram-se inúmeros comícios, conferências e cortejos. Em todos os comícios participaram mais de 2000 pessoas. Foram ainda distribuídos 20 000 panfletos e colados cerca de 5000 cartazes.

No último dia, em Amaiur, juntaram-se 150 membros do LAB. Seguiram atrás dos txistularis até ao monumento, onde se dançou um aurresku aos gudaris de Nafarroa. Para além disso, no frontão da localidade houve bertsos e o delegado sindical Igor Arroyo tomou a palavra em representação do sindicato. Entre outros aspectos, o Igor destacou a importância da luta ideológica, tanto do ponto de vista patriótico como social.
Notícia completa: nafarroagorria.org

Para informações actualizadas sobre o LAB - labsindikatua.org. Até porque a central sindical acaba de anunciar uma nova iniciativa, com vista ao envolvimento dos trabalhadores no debate sobre a mudança política de que Euskal Herria necessita. «Langile hartu hitza, Euskal Herriak erabaki dezan» [A palavra a quem trabalha, para que Euskal Herria decida] é o lema. Sobre esta iniciativa, ver também lahaine.org.