sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Veneza organiza uma conferência internacional sobre o caso basco

O Município de Veneza, em colaboração com outros organismos, organizou para este sábado uma conferência internacional sobre processos de paz e resolução de conflitos, que, partindo das experiências sul-africana e irlandesa, buscará ideias baseadas no diálogo para Euskal Herria e o Curdistão.
No encontro participarão Brian Currin, advogado sul-africano, mediador em diversos conflitos, entre os quais se incluem os da Irlanda e de Euskal Herria; Raymond McCartney, do Departamento de Relações Externas do Sinn Féin e deputado no Parlamento do Norte da Irlanda; Emine Ayna, presidente do DTP, Partido Sociedade Democrática do Curdistão; Jone Goirizelaia, advogada, representante da esquerda abertzale; Haluk Gerger, escritor da Turquia; e Irfan Dundar, advogado do líder curdo Abdullah Ocalan.

Para além disso, serão emitidos vídeos de Nelson Mandela, ex-presidente da África do Sul e prémio Nobel da Paz; de Gerry Adams, presidente do Sinn Féin; do músico Moni Ovadia; e um outro da esquerda abertzale, em que intervém Arnaldo Otegi.

No programa da conferência, afirma-se que «o diálogo é a única via possível na resolução dos conflitos e [que] deve ser entre iguais». «As experiências sul-africana e irlandesa demonstram que só quando se obviaram as tentativas de estabelecer pré-condições, e só depois da plena aceitação do outro como parte legítima e com dignidade e direitos iguais, foi possível o diálogo, também bastante duro mas franco, que conduziu a resultados importantes na difícil construção de uma paz justa e duradoura».

Os organizadores recordam que «hoje existem ainda muitos conflitos por resolver, como o israelo-palestiniano, o turco-curdo, o espanhol-basco», e afirmam que «Veneza cumpriu desde sempre, e quer voltar a fazê-lo, um papel importante enquanto local de debate aberto, sincero e também rijo».
Fonte: Gara