terça-feira, 17 de novembro de 2009

De «vaqueras» e «txupin rojo-separatista»: justiça


Oito anos de inabilitação para o lizartzarra Peio Olano
O Supremo Tribunal espanhol reviu a pena a que tinham condenado o lizartzarra Peio Olano, acusado de proferir ameaças à autarca ilegítima da localidade guipuscoana, Regina Otaola (PP), num protesto em 2007, e subiu para oito os anos de inabilitação para exercer um cargo público.
O Supremo ratificou também a pena de dois anos de prisão que a Audiência Nacional espanhola tinha decretado pelos mesmos factos, mas indeferiu o pedido de seis anos de prisão apresentado pela Procuradoria e pelos advogados de Otaola, que tinham pedido também o desterro de Olano.
Os factos remontam a 7 de Setembro de 2007, três meses depois de o PP ter ficado com a Autarquia de Lizartza, com apenas 27 votos, face aos 186 que obteve a força que historicamente a governou: a esquerda abertzale.
Naquele dia, véspera das festas de Lizartza, Otaola hasteou a bandeira espanhola na Câmara Municipal por entre os protestos dos habitantes. Horas mais tarde acusou Olano de a ter ameaçado de morte. Por essa altura, outra vereadora do PP também apresentou queixa contra uma moradora de 61 anos, Kontsuelo Agirrebarrena, que se encontra presa, a cumprir uma pena de quatro anos, acusada de lhe ter tocado com um pau.
Fonte: Gara

O autarca de Atarrabia e três vereadores prestam declarações pelo txupinazo
O autarca de Atarrabia (Nafarroa) e membro do Nafarroa Bai, Peio Gurbindo, foi denunciado pela Procuradoria da Audiência Nacional espanhola pela suposta prática de um crime de «enaltecimento de terrorismo», e isto por ter cedido o lançamento do foguete no início das festas a um vereador da esquerda abertzale, no dia 3 de Outubro. Tem de se apresentar na Polícia Foral, uma vez que ainda não existe um processo judicial. Foram ainda notificados para prestar declarações hoje à tarde os três vereadores independentistas do município e um outro cidadão.
Representantes de todas as formações que fazem parte da coligação Nafarroa Bai compareceram no domingo para mostrar a sua solidariedade e «apoio absoluto» a Gurbindo. Por seu lado, a esquerda abertzale de Nafarroa emitiu um comunicado em que louva a «firmeza» mostrada por Gurbindo perante as pressões, afirmando que se trata de um «exemplo a seguir» e criticando a atitude mantida pela coligação em casos semelhantes.
Fonte: Gara
-
Foto inferior: nabarreria.com