sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Comunicado solidário da Askapena com os activistas detidos em Florença


Perante as detenções ocorridas na semana passada, em Firenze, de alguns militantes dos Eukal Herriaren Lagunak / Amigas e Amigos de Euskal Herria, a Askapena, organização internacionalista basca, quer afirmar que a repressão exercida sobre estas pessoas representa uma forma de criminalização da solidariedade com Euskal Herria.

Nos últimos anos, por toda a Itália têm-se multiplicado as acções de solidariedade internacionalista com uma Euskal Herria soberana e socialista. Graças a esta solidariedade, é cada vez maior a informação sobre a situação de negação e exploração que sofremos no nosso país. São muitos os debates, os panfletos informativos, as mobilizações mais ou menos concorridas, as visitas a Euskal Herria para conhecer in situ a realidade repressiva mas também de reconstrução desde as bases, de libertação de espaços festivos, de criação de espaços militantes.

Para além de agradecer este trabalho internacionalista e fazer um apelo à sua continuidade, constatamos, por tudo o que acabámos de referir, que estas acções solidárias são muito importantes para a libertação nacional e social de Euskal Herria. E, da mesma forma que nós o sabemos, também os estados espanhol e francês têm disso noção, procurando criminalizar toda a solidariedade com a nossa luta, de forma a deixar-nos isolados, que a realidade da opressão sobre o Povo Trabalhador Basco não seja conhecida, assim como a negação do direito à autodeterminação, as ilegalizações de partidos políticos e organizações sociais.

Acabem com a criminalização da solidariedade!

Hamaika herri borroka bakarra!
Muitos povos, uma luta!


ASKAPENA, organização internacionalista basca
11/11/2009