segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Brouard e Muguruza, um exemplo muito vivo


São muitas as pessoas que neste país ainda se lembram do local onde se encontravam no dia 22 de Novembro de 1984, porque nesse dia dezenas de milhares de cidadãs e de cidadãos paralisaram o centro de Bilbau para homenagear Santi Brouard. Poucos políticos bascos, poucos militantes abertzales receberam uma despedida popular tão impressionante como aquela, com o féretro colocado na escadaria da Câmara Municipal em que Brouard foi vereador pelo Herri Batasuna, formação política pela qual também foi eleito para o Parlamento de Gasteiz. Dois dias antes tinha sido baleado no consultório onde exercia como médico pediatra. Cinco anos depois, num outro nefasto 20 de Novembro, Josu Muguruza, outro destacado militante do HB era morto num outro tiroteio, em Madrid, para onde tinha ido como deputado, quando se encontrava com vários companheiros perto do Parlamento espanhol.

Em Lekeitio, terra natal de Brouard, recordou-se ontem, uma vez mais, a trajectória política de ambos, o seu compromisso pessoal com Euskal Herria e a sua activa militância na esquerda abertzale. Quem organizou, executou e aplaudiu aqueles crimes, assim como quem deles procurou tirar partido para tentar mudar o rumo da esquerda abertzale, não estaria à espera de que, tantos anos depois, esta opção política continuasse a deter um papel tão relevante como o que a sociedade basca lhe conferiu.

Tendo em vista estes aniversários, Tasio Erkizia, que conheceu de perto tanto um como o outro, encontrava semelhanças entre o que então aconteceu e o que actualmente se passa em Euskal Herria. Ao referir-se à operação policial que acabou com o encarceramento de Arnaldo Otegi, Rafa Díez, Miren Zabaleta, Sonia Jacinto e Arkaitz Rodríguez, afirmava o seguinte: «Não restam dúvidas de que as últimas detenções obedecem a uma estratégia de Estado para evitar uma saída política para o conflito, como aconteceu com o assassinato de Santi».

Então, como agora, o PSOE manejava os cordelinhos do poder espanhol a partir de La Moncloa e, ao que parece, insiste na recusa em aprender com os seus erros.
Fonte: Gara

---
«Homenagem a Santi Brouard: Lekeitio recorda o lado mais humano do político e pediatra», de Agustín Goikoetxea
As crianças foram os protagonistas da homenagem prestada a Santi Brouard na sua Lekeitio natal, quando passam 25 anos desde que foi assassinado pelas balas disparadas por dois mercenários ao serviço das teias negras do Estado espanhol. A dimensão mais humana do reconhecido pediatra esteve presente a escassos metros do mar que tanto amou.
Notícia completa: Gara

Nas fotos, imagens da homenagem a Santi Brouard na sua terra natal, Lekeitio, ontem.