quarta-feira, 18 de novembro de 2009

«Nafarroa Ezkerretik», por um outro modelo socioeconómico

«Nafarroa Ezkerretik: por otro modelo social y económico» é um documento elaborado pela Esquerda Abertzale de Nafarroa em que se faz um diagnóstico da actual situação socioeconómica, marcada pelas políticas de direita, tanto no herrialde como a nível estatal, e que foi apresentado ontem, em Iruñea [Pamplona], por Mariné Puyeo e Sabino Cuadra Lasarte.


«A nossa primeira contribuição é a actualização da análise que publicámos no ano passado [Kapitalismoaren Krisia], em formato de pequeno livro, Nafarroa Ezkerretik. Nele criticamos a gestão que os Governos estatal e o de Navarra fizeram da crise, bem como a atitude dos sindicatos estatais e da oposição, que, em vez de lutar pelos direitos dos cidadãos, não fizeram mais do que pôr-se de joelhos perante os dirigentes. No entanto, há quem tenha feito frente à crise, e um claro reflexo disso foi a grandiosa Greve Geral de 21 de Maio e a luta de centenas de trabalhadores conta os Expedientes de Regulación de Empleo. E, face a esta situação, o projecto da esquerda abertzale, além de se basear no direito à autodeterminação, ergue-se como um muro firme contra a política cortante da globalização neoliberal capitalista, e reclama uma nova economia, uma nova cultura para o nosso povo, reforçando e complementando assim as distintas lutas que se estão a levantar contra o império do capital, as suas instituições e os estados ao seu serviço.

Publicámos milhares de cópias deste documento para disseminar a nossa análise e as nossas propostas e partilhá-las com a classe trabalhadora de Nafarroa. Com o objectivo de continuar a criar um quadro teórico de acção que sirva como acicate para as mobilizações que serão convocadas este ano nos âmbitos laboral e social.

Esta dinâmica terá também o seu reflexo nos debates orçamentais que vão tendo lugar tanto no Parlamento de Nafarroa como nos diversos Municípios.

Temos muito por fazer, mas terminámos o ano político transacto com um grande entusiasmo e temos as forças renovadas. Como tal, tudo o que podemos dizer é que hoje, agora é o momento de continuar a luta. Chegou a hora de construir Nafarroa a partir da esquerda!»

17 de Novembro de 2009
Nafarroako Ezker Abertzalea / Esquerda Abertzale de Nafarroa
Fonte: ezkerabertzalea.info