sexta-feira, 13 de novembro de 2009

Pagoa Zulueta foi encarcerado, Iñaki de Juana à espera de decisão judicial


Pagoa Zulueta (Leioa, Bizkaia) foi ontem encarcerado, para cumprir uma pena de prisão de seis anos decretada pela Audiência Nacional espanhola. Na sentença publicada a 10 de Julho, o tribunal acusa Zulueta, Ana Itxaso Guemes, Anuntzi Alonso e Anitz Eskisabel de auxiliarem a ETA. Os vizinhos de Zulueta afirmam tratar-se de uma montagem policial, e o Movimento pró-Amnistia denunciou o facto de o julgamento se "ter baseado em declarações arrancadas sob tortura".

Zulueta foi preso no âmbito de uma operação "preventiva" que a Polícia espanhola levou a cabo em Fevereiro de 2005, e que se saldou com a detenção de catorze pessoas. Passou quase dois anos encarcerado, saindo da prisão a 24 de Janeiro, depois de pagar uma fiança de 12 000 euros.
Estava prevista para ontem uma concentração em Leioa.
Fonte: berria.info


Em Belfast, teve início audiência sobre pedido de extradição de Iñaki de Juana
Começou ontem em Belfast, com decisão prevista para hoje, a audiência em que se irá examinar no seu conjunto o pedido de extradição emitido pela AN espanhola contra Iñaki de Juana.
O Comité de Solidariedade com Euskal Herria de Belfast (BBSC) emitiu um comunicado em que se pede a anulação dos pedidos de extradição, realçando, entre outros aspectos, que o julgamento em causa «tem um carácter exclusivamente político».
Fonte: askatu.org