quarta-feira, 18 de novembro de 2009

A esquerda abertzale apela à partilha de liderança e à união de vontades

Numa conferência de imprensa em que se deram a conhecer os diversos actos para evocar Josu Muguruza e Santi Brouard, assassinados pelo Estado espanhol há 20 e 25 anos, respectivamente, Tasio Erkizia afirmou ontem que a esquerda abertzale está disposta a «unir vontades» e que quer «partilhar» a liderança com todas as forças políticas, sindicais e sociais bascas para iniciar um processo de «confronto democrático» com o Estado espanhol «em direcção à liberdade deste povo».

Afirmou que actualmente o Governo de Madrid também aposta na repressão, em vez de numa solução dialogada, como ficou patente nas detenções de dirigentes abertzales. Contudo, defendeu que, tal como anunciaram em Altsasu, a esquerda abertzale aposta com «valentia, determinação e compromisso» em colocar o confronto com o Estado em «claves políticas e pacíficas». Segundo afirmou, «estamos seguros de que vamos criar esperança e unir vontades». Para além disso, deu a conhecer os actos de homenagem a Brouard e Muguruza, que terão início na sexta-feira, às 11h da manhã, com uma oferenda floral no parque de Ametzola e prosseguirão às 12h na Praça de Rekalde. À tarde, haverá um acto político no frontão da Esperanza a partir das 19h30.
Fonte: ezkerabertzalea.info



Nota: já hoje a Sare Antifaxista informou que o mural e o monumento em homenagem a Josu Muguruza situados na Praça de Errekalde, em Bilbau, foram atacados. De acordo com moradores do bairro bilbaíno de Errekalde, o ataque ao mural e ao monumento, separados por 20 metros, ocorreu esta madrugada. Esta acção tem lugar três dias antes do 20.º aniversário do assassinato do militante independentista, baleado no Hotel Alcalá, em Madrid.
Fonte: SareAntifaxista