domingo, 8 de novembro de 2009

Presos políticos bascos: a criminosa política de dispersão provoca mais dois feridos

A dispersão provocou o sétimo acidente do ano, que desta vez mandou para o hospital dois amigos do preso oreretarra Peio Etxeberria. Para além disso, os familiares da hernaniarra Marta Igarriz ficaram sem visita depois de se recusarem a ser revistos pelos funcionários prisionais.

A Etxerat informou na sexta-feira que dois amigos do preso oreretarra Peio Etxeberria sofreram um acidente quando se dirigiam para a prisão de Castelló. O acidente ocorreu perto de Etxegarate, e o veículo ficou completamente destruído. Os dois amigos de Etxeberria foram hospitalizados.

Para além disso, o colectivo de familiares de presos e perseguidos bascos afirmou também que os familiares da presa hernaniarra Marta Igarriz ficaram sem visita, depois de se terem recusado a ser inspeccionados pelos carcereiros da prisão de Castelló, com autorização para tal desde que Madrid enviou uma circular nesse sentido.
Por outro lado, e como acontece às sextas-feiras, as mobilizações a favor dos presos e presas bascas sucederam-se pelo território de Euskal Herria. Em Lekeitio, mobilizaram-se 100 pessoas, 127 em Ondarroa, e 49 em Lizarra.

Em Oñati foram 45 as pessoas que se concentraram, 150 em Zarautz, 19 em Mundaka, 21 em Legorreta, 45 em Amurrio, 35 em Bera e Elgoibar, 62 em Lazkao, 90 em frente à Sabin Etxea, em Bilbo, 92 em Algorta, 66 em Soraluze e 200 em Orereta-Errenteria, novamente sob a vigilância da Ertzaintza.

Em Etxarri-Aranatz foram 51, 35 em Andoain e no bairro bilbaíno de Altamira, onde se realizou um buzinão para denunciar a situação de Maite Juarros - que está há 5 anos em prisão preventiva -, 39 em Barañain, 320 em Iruñea, 468 em Gasteiz, 27 em Ugao, 80 em Zornotza, 30 em Elizondo, 41 em Lezo, 42 em Tafalla e 40 em Larraga.
Fonte: Gara