sábado, 7 de maio de 2011

Bildu: «Uma campanha eleitoral basca esteve nas mãos de uma instância estranha a Euskal Herria e aos seus cidadãos»

Membros da coligação fizeram uma avaliação, em Donostia, na qual salientaram que, «apesar da óbvia satisfação que nos causa» a decisão do Tribunal Constitucional, «não podemos obviar o facto de, mais uma vez, uma campanha eleitoral basca ter estado nas mãos de uma instância estranha a Euskal Herria e aos seus cidadãos».

Os porta-vozes do Bildu Pello Urizar (EA), Oskar Matute (Alternatiba) e Bakartxo Ruiz (independente) analisaram numa conferência de imprensa, que decorreu ontem à tarde em Donostia, a situação criada após a resolução tomada pelo Tribunal Constitucional, que revogou a anulação das listas do Bildu decretada pelo Supremo Tribunal espanhol.

Embora se tenham mostrado satisfeitos com a resolução do TC, favorável às candidaturas da coligação, deixaram claro que, «uma vez mais, uma campanha eleitoral basca esteve nas mãos de uma instância estranha a Euskal Herria e aos seus cidadãos. Uma vez mais, a política "judicializou-se", tentando deixar a decisão soberana deste povo nas mãos do Estado espanhol», disseram.

Também não deixaram passar em claro o facto de «se terem violado os direitos de milhares de cidadãos», que foram «criminalizados em função das suas opções políticas».
«Foram só dificuldades – acrescentaram – e, no entanto, reafirmamos cada um dos passos que demos até hoje e a aposta que fizemos na acumulação de forças soberanistas progressistas e de esquerda».

Depois de agradecerem a solidariedade manifestada tanto em Euskal Herria como fora do território – na Catalunya, Galiza, em diversos pontos do Estado espanhol e na diáspora –, afirmaram que «agora enfrentamos com enorme respeito a responsabilidade de ser capazes de levar a bom porto a possibilidade de uma verdadeira mudança política e social em Euskal Herria». «Temos a oportunidade de o fazer», realçaram, afirmando que «as urnas de Euskal Herria se vão encher de esperança no dia 22 de Maio, pois nesse dia vamos começar a construir o nosso futuro».
Fonte: Gara

Vídeo: conferência de imprensa do Bildu para avaliar a decisão do TC espanhol

Bideoa: Bilduren agerraldia Auzitegi Konstituzionalaren balorazioa egiteko

Marian Beitialarrangoitia (esquerda abertzale), na Info7 Irratia (eus)
http://www.info7.com/2011/05/06/marian-beitialarrangoitia-2/
«Euskal Herriaren garaipena izan da.» (Foi uma vitória de Euskal Herria.)



«Fotos da concentração em Iruñea pela legalização do Bildu» (ekinklik.org via kaosenlared.net)

Em Iruñea: «Concentração, assembleia, protesto, canções e festa numa Praça do Município que encheu para exigir democracia e direitos» (ateakireki.com)

«A esquerda independentista basca alcançou ontem uma grande vitória graças à mobilização do Povo Trabalhador Basco» (LAB via kaosenlared.net)

«Centenas de pessoas e muita polícia em Barcelona, Saragoça, Valência e Dublin pela legalização do Bildu» (askapena.org)

«Solidariedade da Galiza com Euskal Herria» (lahaine.org)

Ver também: «Bildu: "A resolução é o triunfo da sociedade basca face à injustiça"» (Gara)
Numa primeira avaliação efectuada na quinta-feira à noite, o Bildu ressaltou que a decisão do Tribunal Constitucional foi «o triunfo da sociedade basca face à injustiça e aos interesses mesquinhos de alguns» e fez um apelo para que «as urnas se encham com milhares de votos abertzales e de esquerda».

«Bildu hauteskundeetan izango da» (Koska Irratia)

«Resolução do TC espanhol»

«A sentença será pública dentro de alguns dias e contará com votos particulares»