domingo, 8 de maio de 2011

Como no franquismo: proibidos os actos do Bizkargi Eguna 2011

larrabetzutik.org * E.H.
Domekan denok Bizkargira igo behar dogu.
Quem tem mais de 50 anos conta-nos as «histórias» sobre o Bizkargi Eguna dos tempos do franquismo. Então, há mais de 35 anos, era proibido pelo franquismo, que mandava a Guarda Civil para o monte Bizkargi (Bizkaia) e corria com quem ali aparecia aos tiros e às coronhadas. Foram várias as pessoas a contar-nos que foi ali que viram pela primeira vez uma ikurriña. Depois, tinham de correr monte abaixo, sob o fogo da Guarda Civil.

A história repete-se. Como nos velhos tempos.
O juiz Velasco proibiu os actos programados para domingo. Há algumas horas líamos o pedido da associação Dignidad y Justicia para que fossem proibidos os actos do Bizkargi Eguna 2011...


Ver também:
«Epaileak Bizkargi Eguneko ekitaldiak debekatu ditu» (Berria)

«A Audiência Nacional proíbe as homenagens previstas no Bizkargi Eguna de Larrabetzu» (Gara)

«A proibição da AN não impedirá a tradicional romaria do Bizkargi Eguna» (Gara)
O Movimento pró-Amnistia de Zornotza fez saber que, apesar de suspender o acto político previsto para hoje ao meio-dia de forma a «evitar qualquer incidente ou qualquer tipo de problema», continua a pedir às pessoas que se desloquem a este enclave da Bizkaia, «para, - segundo especificam na nota emitida -, participarem [na romaria] de forma pacífica e em ambiente festivo».
[...]
Sendo o Bizkargi Eguna uma jornada associada à evocação da batalha que há 74 anos se tornou o prelúdio da perda de Bilbo, para o juiz Eloy Velasco a romaria tem como finalidade a «exaltação do terrorismo, camuflado de reivindicação histórica, com o que se pretende também criar um clima de captação de jovens para essa estrutura terrorista e de apelo à luta armada».