quarta-feira, 25 de maio de 2011

Martin Garitano: «A maioria social disse que é preciso construir este país a partir de uma base soberanista e de esquerda»

Numa entrevista à Radio Euskadi divulgada pela Efe, Garitano afirmou que «a maioria da sociedade» de Gipuzkoa, que colocou a coligação como primeira força, disse «que é preciso construir este país a partir de bases soberanistas e de esquerda», pelo que refutou «um pacto PNV, PSE e PP» para governar a Deputação, pois isso não corresponderia «ao sentir social», tendo confirmado ainda que a coligação iria iniciar ontem a ronda de contactos com outros partidos. Disse também que vão negociar em Araba um possível apoio à candidatura de Xabier Agirre (PNV). Pello Urizar, por seu lado, instou o PNV a clarificar a sua estratégia, lembrando-lhe o slogan da sua campanha em Gipuzkoa: «Batu gaitezen» (Vamo-nos unir).

Ver, na sequência, propostas do Bildu referentes a matéria fiscal (imposto sobre grandes fortunas, transparência fiscal), os seus projectos estratégicos e etc.
Fonte: Gara

Na foto, Juan Karlos izagirre e Martin Garitano, candidatos do Bildu à CM de Donostia e à Deputação de Gipuzkoa, minutos antes de darem uma conferência de imprensa, ontem, no Palácio Miramar, na capital guipuscoana. (Jon Urbe / Argazki Press)

«Tsunami électoral», de Giuliano CAVATERRA (Lejpb)

Sobre as eleições no Sul, para além do texto acima referido, ver o dossier especial existente em Le Journal du Pays Basque

«Se anuncian intentos de componer diques contra el "tsunami" Bildu», de Iñaki IRIONDO (Gara)
O chamado «tsunami» Bildu é fruto da vontade popular livremente expressa nas urnas, mas já se adivinha que venha a ser considerado um intruso incómodo para a ordem estabelecida e o statu quo. «Complica os pactos», podia ler-se ontem em diversas parangonas.

«El tsunami de Bildu anuncia un futuro de lucha en Euskal Herria» (boltxe.info)
Combatemos pela legalização do Bildu nas ruas e nos locais de trabalho, vibrámos com a gesta da sua legalização, somos uma pequena gota do mar dos 313 000 votos, nos bairros em que quem faz esta página tem presença, e esperamos muito das 1137 mulheres e homens que nos vão representar nas câmaras municipais, bem como dos representantes nas Juntas e dos parlamentares de Nafarroa.

«Bildu resume en votos la respuesta vasca a la prepotencia españolista», de Carlos AZNÁREZ (lahaine.org)
É evidente que um importante sector da população reiterou a aposta em alcançar a independência por via pacífica e com uma clara definição nacionalista e de esquerda.

«La democracia según Pedro J.», de Maite SOROA (Gara)

Da frente espanholista:
«López faz um apelo ao PNV e ao PP para que evitem que o Bildu governe» (Gara)
O secretário-geral do PSE-EE insta o PNV e o PP a fazer tudo o que for possível para evitar que o Bildu governe, porque está «contra todos os projectos estratégicos».

«O PP convida PNV e PSE para um "grande acordo" para impedir governos do Bildu nas deputações e grandes municípios» (Gara)
Leia-se, atente-se na linguagem, em termos como "democracia", "democrático", "radicais". Estes são interessantes. Do ponto de vista histórico e sociopolítico, um estudo de caso.