quinta-feira, 12 de maio de 2011

O Bildu irá recorrer para a Junta Eleitoral em virtude das «difamações e injúrias» de que foi alvo

O Bildu fez saber, através de um comunicado, que estuda a possibilidade recorrer para a Junta Eleitoral por causa das «difamações e injúrias» de que foi alvo na sequência da publicação de uma fotografia do ex-preso Ander Errandonea com um cartaz em que se podia ler o nome da coligação.

No comunicado, o Bildu afirma, em primeiro lugar, que a sua aposta nas vias políticas, civis e democráticas é «clara, sem hesitações e sem possibilidades de volta atrás, tal como reconheceu a sentença do Tribunal Constitucional».

Reitera que «permanece intacta» a sua aposta «no desenvolvimento do processo iniciado e que deve levar a paz e a normalização política a Euskal Herria» .

Em seguida, o Bildu anuncia que a sua equipa jurídica «começou a trabalhar» para apresentar um recurso de amparo na Junta Eleitoral em virtude das «difamações e injúrias que sobre a coligação e os seus integrantes estão a ser lançadas» depois de o ex-preso Ander Errandonea, quando saía da prisão com a pena já cumprida, se ter deixado fotografar com um cartaz pintado à mão em que se podia ler «Bildu» e a frase «Independentzia eta sozialismoa» ao pé de umas mãos que metiam votos numa urna.

A esse respeito, a coligação refere que «o apoio de qualquer pessoa a um projecto cuja defesa das vias políticas e democráticas é tão clara como no caso do Bildu não devia ser criticável».

Lamenta ver-se envolvida «noutra polémica alheia ao Bildu e criada pela direita», que «nos volta a impedir de mostrar à sociedade o nosso projecto para os municípios e deputações de Euskal Herria».

«Depois das acusações» lançadas sobre a coligação «de que não fala do programa eleitoral» - refere-se no comunicado -, desafiou os outros a deixarem que os seus candidatos e candidatas «se centrem n6a campanha e na apresentação das propostas».
Fonte: Gara

«El GIC llama a Zapatero a que aproveche su oportunidad», de Brian CURRIN, Silvia CASELE, Pierre HAZAN (Gara)
Os membros do Grupo Internacional de Contacto dirigem-se por carta ao presidente do Governo espanhol pedindo-lhe que use a sua «liderança e arte de governar» para não perder «esta oportunidade histórica para ajudar a pôr fim ao último conflito violento político da Europa».

«La agenda ultra», de Iñaki IRIONDO (Gara)
A agenda política espanhola está condicionada por meios de informação que competem para ver quem é mais «facho», sem que deparem com um contrapeso suficiente noutro âmbito político.

«[Terrorismo mediático] El Mundo publica en portada la foto de los seis magistrados del Constitucional que votaron a favor de legalizar Bildu» (kaosenlared.net)

«Jáuregui avisa o Bildu que vai ser "examinado"» (Gara)

«O PP insiste junto do Governo espanhol que tomou medidas contra o Bildu» (Gara)