segunda-feira, 30 de maio de 2011

Remando em prol do euskara, milhares de pessoas em Ondarroa

Com o sol a ajudar, muitos milhares de euskaltzales deslocaram-se até Ondarroa para participar na Ibilaldia, a festa das ikastolas da Bizkaia, que este ano foi organizada pelas ikastolas Zubi Zaharra, de Ondarroa, e Resurreccion Maria Azkue, de Lekeitio. Como ambas são de municípios costeiros, o lema deste ano era «Rema» em defesa do euskara.

Os organizadores preparam cinco áreas ou espaços para um giro de um dia inteiro: Zubi Zahar herri ikastola, Alleri Zaharra, Alleri, Zaldupe e Musika plaza/Alameda. Os nomes dos locais estão relacionados com o vocabulário genuíno de Ondarroa, o mar e a pesca.

Ao todo, o percurso tem 5400 metros. As últimas três áreas eram especialmente dedicadas à juventude. Já os primeiros dois tinham um ambiente mais familiar, sendo que no segundo estavam os Irrien Lagunak (palhaços).
Ao longo do trajecto, havia animações de rua, actuações musicais e variadíssimos tipos de espectáculos.

Concertos musicais à tarde
O programa da tarde tinha como ponto forte as actuações de grupos como os Gose, Oihan Vega DJ, Des-kontrol, Ze Esatek, Esne Beltza, Pantxoa eta Peio ou os Zea Mays, mas era ainda possível encontrar e escolher muitas outras actividades.

Como é habitual, as autoridades estiveram na cerimónia de abertura, logo de manhã cedo. Assim, além dos representantes políticos municipais, estiveram também presentes representantes da associação de ikastolas, bem como Andres Urrutia, da Euskaltzaindia, entre outros.
O Governo de Lakua fez-se representar por Isabel Celaá, conselheira da Educação, e Blanca Urgell, conselheira da Cultura. Da mesma forma, a Deputação Foral da Bizkaia esteve representada por Josune Ariztondo, Deputada da Cultura.
Notícia completa: Gara


Fotos: actos, homenagens, etc.