segunda-feira, 23 de maio de 2011

Esquerda abertzale: «A fase do bloqueio unionista, do sequestro do debate e da vontade política da sociedade acabou»

A esquerda abertzale considera que ontem à noite teve «início uma nova fase política em Euskal Herria» e que o dia 22 de Maio é «uma etapa com os olhos postos na nossa referência estratégica de constituir um Estado basco na Europa».

A esquerda abertzale deu uma conferência de imprensa hoje à tarde em Donostia, na qual fez uma avaliação dos resultados eleitorais de ontem à noite em Hego Euskal Herria [País Basco Sul], sublinhado o facto de que, «apesar de dezenas de milhares de pessoas continuarem impedidas de ser eleitas, se podemos ver um mapa real do país, autêntico, sem enganos. Um mapa não amanhado».

Para além de felicitar o Bildu e os seus eleitores, a esquerda abertzale referiu que os resultados que o Bildu obteve nas eleições «são uma vitória popular», tendo afirmado que estamos perante «o início de uma nova fase política em Euskal Herria. A fase do bloqueio unionista, do sequestro do debate e da vontade política da sociedade basca acabou».

Também considera que os resultados evidenciaram que o soberanismo e o independentismo «serão determinantes para estabelecer as bases de uma mudança política, de uma nova transição».

Apoio à aposta estratégica da esquerda abertzale
«A esquerda abertzale interpreta os resultados eleitorais obtidos pelo soberanismo e o independentismo como um apoio à aposta política, ou sua ou legitimação, que tem vindo a promover nos dois últimos anos; aposta num novo cenário, no desenvolvimento de um processo democrático que permita construir em Euskal Herria um quadro democrático em que todos os direitos de todas as pessoas sejam reconhecidos e respeitados e em que todos os projectos políticos se possam desenvolver, tendo como único limite a livre vontade dos cidadãos, incluindo, naturalmente, o projecto independentista e socialista que defendemos», afirmaram na conferência de imprensa realizada esta tarde num hotel do centro da capital guipuscoana.

Incidiram ainda na ideia de que os resultados mostram que, para além da mudança a nível institucional, «ontem teve início uma mudança muito mais profunda. Ontem, ficou demonstrado que se podem articular maiorias sociais pela mudança política e social».

Demandas concretas: Sortu, presos e repressão
«Consideramos que a nova fase política que iniciamos a partir de hoje necessita da participação em igualdade de condições de todos os sectores políticos e, consequentemente, a legalização do Sortu deve ser o passo seguinte na normalização política deste país. Do mesmo modo, deve cessar toda a repressão contra o movimento independentista e apelamos aos Estados espanhol e francês para que, com carácter de urgência, desactivem a criminosa política penitenciária que empreendem contra o Colectivo de Presos e Presas Políticas Bascas», pediram os representantes da esquerda abertzale.

ETA e Estado espanhol
Assim, afirmaram também que «a comissão de verificação tem de começar a andar, sem impedimentos por parte do Estado espanhol e do Estado francês», e que «a ETA e o Estado espanhol têm de estabelecer o diálogo respeitante às consequências do conflito, com o propósito de trazer para casa quanto antes os presos e os exilados políticos bascos».
Fonte: Gara

Ver também: «Se ha abierto una nueva fase política en Euskal Herria», de Ezker Abertzalea