terça-feira, 17 de maio de 2011

Muitos milhares de pessoas em Iruñea numa jornada festiva em prol da Nova Escola Pública Basca

«"Gu bai Gu", a Nova Escola Pública Basca caminha com o orgulho do trabalho bem feito», de Maider EIZMENDI (Gara)
Uma homenagem humilde a um trabalho nada humilde nem simples. A Sortzen Ikasbatuaz quis reconhecer o ímpeto de muitas famílias residentes na zona «não bascófona» para que as suas filhas e filhos estudem em euskara. Com o lema «Gu bai Gu, Euskal Eskola Publiko Berria», a jornada festiva esteve marcada pela exigência de que o direito a viver em euskara seja respeitado em todos os recantos de Euskal Herria.

«Milaka lagun elkartu dira euskal eskola publikoaren alde, Iruñean» (Berria)
(Milhares de pessoas juntaram-se em defesa da escola pública basca, em Iruñea)
A festa decorreu no domingo no Parque Takonera, organizada pela associação Sortzen Ikasbatuaz. Disseram que estiveram presentes cerca de 30 000 pessoas.

Fotos: Euskal Eskola Publikoaren Aldeko Festa (Berria)