sábado, 28 de maio de 2011

A Egin Dezagun Bidea convoca uma manifestação nacional e uma jornada festiva para 12 de Junho em Bilbo

A iniciativa Egin Dezagun Bidea anunciou na quinta-feira uma manifestação nacional em defesa dos direitos dos presos políticos bascos para o próximo dia 12 de Junho em Bilbo. Partirá às 12h30 do Museu Guggenheim e terá como lema «Eskubide guztiekin, euskal presoak Euskal Herrira» (com todos os direitos, os presos bascos para o País Basco).
No final da manifestação haverá uma jornada festiva, que se prolongará durante pelo dia fora no molhe do Arenal. No dia 4 de Junho, a iniciativa dará a conhecer todos os detalhes relacionados com a jornada reivindicativa no Plateruena, em Durango.

Itsasoruntz em Algorta
Hoje, outra jornada reivindicativa terá lugar no Portu Zaharra de Algorta (Getxo), com o lema «Prozesuaren alde busti zaitez» (molha-te pelo processo). Tal como o fez há cinco anos, o movimento cívico Itsasoruntz convida os cidadãos a mergulhar para reclamar uma solução dialogada e sem exclusões.
A partir das 11h00 haverá txalapartaris, e actuações diversas, como o palhaço Porrotx, os bertsolaris Jone Uria, Arrate Illaro e Jon Maia, e ainda o grupo Gibel Urdiñek. O escritor Unai Elorriaga terá a responsabilidade de lançar a mensagem central da jornada, que defende «o diálogo plural e o acordo».
Na sua estreia, a iniciativa popular conseguiu juntar cerca de 300 pessoas, que mergulharam desenhando uma flecha a favor do repatriamento dos presos. Agora, pretendem reunir 500 pessoas, que irão desenhar na água o logótipo da Itsasoruntz.

Iniciativas pelos presos
Sob o lema «Euskal presoak lantokietara» (os presos bascos para os locais de trabalho), o sindicato LAB, coincidindo com a última sexta-feira do mês, irá levar a cabo mobilizações em empresas ou locais de trabalho de Oarsoaldea, Urola-Kosta, Donostialdea (regiões de Gipuzkoa) e Leitza (Nafarroa).

Em Ipar Euskal Herria, iniciava-se ontem a apresentação, no Gaztetxe de Donibane Lohizune, do CD Kantuz, euskal presoak etxerat!, em que participaram numerosos grupos musicais, técnicos, designers, maquetistas e gaztetxes. Algumas das canções têm letra de presos; Aratz Gomez, Gotzon Alkade, Harriet Agirre e Naiara Mallabia, entre outros. Em Zuberoa, é apresentado hoje à noite no bar Zinka, em Maule, e no dia 1 de Junho será no Gaztetxe Bota, na localidade baixo-navarra de Donaixti.
Na quinta-feira também houve mobilizações pelos presos. Em Eibar reuniram-se 85 pessoas, e em Iruñea 24 juntaram-se no bairro de Arrosadia, 52 no de Donibane, 94 no de Iturrama e 60 no da Txantrea. Perto de Iruñea, em Atarrabia, a quarta-feira juntaram-se 58 pessoas.
Fonte: Gara
Xabi de la Maza, em liberdade, depois de pagar 30 mil euros de fiança
O preso Xabi de la Maza, natural de Gorliz (Bizkaia), sairá da prisão de Alacant, depois de pagar a fiança de 30 000 euros que lhe foi imposta. Os seus familiares estavam a fazer os possíveis para apresentar a garantia, de forma que pudesse sair ainda ontem.
Fonte: etengabe