sexta-feira, 27 de maio de 2011

Mobilizações em Orereta para denunciar o encarceramento de Iñaki Gracia

Ontem de manhã, o juiz Pablo Ruz deu ordem de prisão ao ex-preso político Iñaki Gracia, segundo divulgaram fontes jurídicas citadas pela agência Efe, que precisaram que este se recusou a depor na presença do juiz, que ontem tinha decretado a sua detenção a instâncias do Ministério Público e na sequência de uma queixa apresentada pela associação Dignidad y Justicia.
Iñaki Gracia esteve na presença do juiz cerca de vinte minutos e foi assistido pela sua advogada de confiança, Ainhoa Baglietto.
Entretanto, em Orereta, estava convocada uma assembleia informativa para ontem às 20h00, na Herriko Plaza; hoje, às 19h30, haverá uma concentração em frente à sede do PSOE. Errepresioa EZ da bidea!
Notícia completa: askatu.org e Gara

Euskal presoak Euskal Herrira! Última sexta-feira do mês
Vídeo realizado em Azkoitia (Gipuzkoa), no qual se faz a convocatória para a participação na mobilização da última sexta-feira do mês. (askatu.org)

O preso Peio Olano foi levado a Lizartza, na sequência da morte da mãe, mas não se pôde despedir dela
De acordo com a nota divulgada pelo Movimento pró-Amnistia, o preso político basco Peio Olano foi transferido da prisão da Jaén para a de Logroño, sendo depois levado para a sua terra. No dia 19, à noite, a Guarda Civil levou-o até sua casa, mas não o deixaram assistir às cerimónias religiosas nem o levaram até ao cemitério, pelo que não foi possível a Peio despedir-se da sua mãe, diz a nota.
Nessa altura, a Guarda Civil andava pelo centro da localidade guipuscoana e montou barreiras no cruzamento de Altzo. O Peio esteve cerca de 30 minutos em casa com a sua família, esposa e filho e, cá fora, vizinhos e amigos transmitiram-lhe o seu calor.
Fonte: askatu.org

«Giza eskubideak, non?» (eus), de Belen ZABALA OLANO, em nome da família de Pello Olano (Gara)