terça-feira, 31 de maio de 2011

O cabeça-de-lista do PSOE em Uharte é julgado hoje, acusado de agredir um menor de idade

Koldo García Izaguirre, número 1 da lista do PSOE em Uharte (Nafarroa), vereador eleito da localidade e guarda-costas de profissão, será julgado hoje na Audiência Provincial de Iruñea. Foi constituído arguido por ter participado nas agressões a um jovem nas festas de San Fermin do ano passado, incorrendo na prática do crime de ofensas corporais.

Os factos deram-se no bar Estadium, junta à Praça dos Foros (Iruñea, EH), na noite de 11 de Julho de 2010, depois da final do Mundial de Futebol. Na praça, havia um concerto de rock e o agredido, na altura menor de idade, acompanhou a sua companheira ao bar para que esta fosse à casa de banho. O rapaz ficou à espera no balcão, e, nessa altura, um grupo de pessoas começou a provocá-lo por levar uma T-shirt com a palavra «Independentzia». O bar, que fica em frente ao comando da Guarda Civil da Avenida da Galiza, é frequentado por guarda-costas e membros das Forças de Segurança do Estado.

De acordo com o relato das testemunhas, o menor foi rodeado por várias pessoas, que o atiraram para o chão e lhe começaram a dar pontapés e socos. Depois, puxaram-no para fora do bar e continuaram a bater-lhe na rua, mais exactamente no exterior do bar Sol, que fica junto ao anterior. O episódio foi visto por muita gente, pois o bar estava cheio a essa hora, e foram precisamente as testemunhas que conseguiram resgatar o jovem da mãos dos agressores, quando estava quase inconsciente.

O jovem, que teve de ser conduzido a um centro hospitalar, acabou por ser detido pela Guarda Civil, acusado do crime de enaltecimento do terrorismo. Não obstante, as testemunhas desmentiram a versão dos agentes e a acusação foi arquivada.

Condenado em 1995 e indultado no ano seguinte
Koldo García Izaguirre terá no banco dos réus a companhia de um agente da Polícia Nacional espanhola, que também será julgado por estes factos. O cabeça-de-lista do PSOE em Uharte já foi condenado, em 1995, por ofensas corporais, a dois anos e quatro meses de prisão, tendo sido indultado pelo Conselho de Ministros no ano seguinte.
Fonte: ateakireki.com

«O PSOE deverá esclarecer se estas atitudes têm o consentimento do seu partido»
Perante o julgamento acima mencionado, o Movimento pró-Amnistia emitiu uma nota de imprensa em que expressa a sua solidariedade ao jovem, salientando que esta agressão «teve uma clara conotação ideológica» e lembrando que nas festas de San Fermin do ano passado foram várias as pessoas que denunciaram ocorrências similares.
Para o Movimento pró-Amnistia, todas estas denúncias são reveladoras do papel que as Forças de Segurança do Estado e os guarda-costas desempenham hoje em dia em Euskal Herria. «São corpos militares para reprimir o independentismo, e muitos dos seus membros acabam envolvidos em acções de guerra suja e agressões contra militantes abertzales».
«O caminho para um cenário de paz e soluções democráticas também passa pela saída de Euskal Herria de todos os corpos repressivos do Estado, na medida em que são um agente contrário ao processo de normalização política no nosso país», acrescentam.

Depois de lembrar que Koldo García Izaguirre já foi condenado em 1995 por ofensas corporais, «agora que foram conhecidas estas novas acusações», consideram que o PSOE deve esclarecer se as atitudes do seu candidato têm o aval e o consentimento do seu partido.
Por último, e tendo em conta que é um vereador que vai ser julgado apenas por ofensas corporais, perguntam qual teria sido a acusação e em que tribunal teria lugar o julgamento se os factos tivessem acontecido «ao contrário».

Foto de cima: Koldo García, primeiro à esquerda, num acção de campanha eleitoral com elementos do seu partido

Foto de baixo: Nas festas de San Fermin do ano passado, houve múltiplas agressões por parte de «incontrolados»