sexta-feira, 20 de maio de 2011

Eleições em EH: O voto, instrumento para defender os direitos linguísticos

O Kontseilua dirigiu-se aos candidatos que concorrem às eleições ao Parlamento navarro para lhes perguntar qual vai ser a política que pretendem desenvolver relativamente ao euskara.

Tal como lembrou Paul Bilbao, secretário-geral do Kontseilua, numa conferência de imprensa que decorreu na quarta-feira em Iruñea, há um ano, 15 de Maio de 2010, milhares de pessoas manifestaram-se na capital navarra para reivindicar o seu direito a viver em euskara. «Foi a maior manifestação realizada até à data a favor do euskara em Nafarroa. Milhares de pessoas levaram cartazes que diziam 'Euskaraz bizi nahi dut' (Quero viver em euskara) com orgulho e firmeza», destacou.

«Passou um ano e os cidadãos prosseguiram na mesma direcção, reivindicando os seus direitos linguísticos e procurando viver em euskara no dia-a-dia, mas, infelizmente, o Governo também se manteve no mesmo caminho, violando sistematicamente os nossos direitos linguísticos e repudiando os nossos esforços para viver em euskara. Nesse sentido, o Governo de Nafarroa passou mais um ano de costas voltadas para as reivindicações de milhares de cidadãos navarros», disse Bilbao.

O secretário-geral do Kontseilua salientou também a importância das eleições municipais e para o Parlamento navarro do próximo domingo, destacando o facto de os cidadãos terem a oportunidade de influir nestas instituições.
Martxelo DÍAZ
VER: Gara

Análise política na Info7 Irratia
Iker BIZKARGUENAGA
http://www.info7.com/2011/05/19/iker-bizkarguenaga-21/
O jornalista do diário Gara aborda múltiplos temas, agora que a campanha eleitoral chega ao final.

«Batalha quixotesca por um assento em Nafarroa», de Aritz INTXUSTA (Gara)
Nem todos gostam de apostar em cavalo ganhador. Milhares de pessoas votam também em pequenos partidos que contam com poucas ou nenhuma possibilidade de alcançar um assento, e esta concorrência é especialmente variada no Parlamento navarro. Há-os com ideologias difusas ou que não se desenvolveram bem e outros com um só ponto no programa, como a legalização da marijuana, mas que em 2007 chegou quase aos 5000 votos.

«A "italianização" navarra», de Ramón SOLA (Gara)

«Gipuzkoa, terreno fértil para as conjecturas», de Imanol INTZIARTE (Gara)
Gipuzkoa será o herrialde em que mais se irá notar a irrupção do Bildu. Não é nada despropositado prognosticar que Martin Garitano pugnará por ser o mais votado. Outra coisa será governar, tendo em conta que PNV, PSE e PP partilham pontos de vista sobre projectos como a incineradora ou o novo porto de Jaizkibel.

«Elections au Sud : tout est possible», de Béatrice MOLLE (Lejpb)

«Bildu, una gotica pequeña…», de Marcelo ALVAREZ (kaosenlared.net)