domingo, 8 de maio de 2011

O Bildu enche o Anaitasuna, em Iruñea, no seu comício central em Nafarroa

O Pavilhão Anaitasuna, em Iruñea, encheu-se no acto central da coligação abertzale em Nafarroa, no qual, entre outros, tomaram a palavra os candidatos Eva Aranguren e o pelotari Peio Martínez de Eulate.

Numa intervenção perante milhares de pessoas, Maiorga Ramírez congratulou-se por ter podido «deter a grande involução democrática» que, segundo disse, PSOE e PP promoviam contra a coligação abertzale.

O Bildu, afirmou Ramírez, vai estar nas eleições «custe a quem custar», pois em democracia «não valem os embustes, as artimanhas, mas o debate, limpo, a proposta» e a vontade popular expressa nas urnas.

Em relação às eleições em Nafarroa, o candidato do Bildu pediu à UPN e ao PSN que «mostrem com clareza que soluções têm para o nosso povo, porque até agora não vimos nenhuma», e por isso defendeu «uma mudança profunda» no Governo Foral que, em sua opinião, não passa por «uma mera alternância» entre UPN e PSN.

Por seu lado, a número dois da lista ao Parlamento de Iruñea, Bakartxo Ruiz, salientou o facto de, «para lá de todas as diferenças» que possam existir entre os membros da coligação, estes serem «pessoas comprometidas» e «coerentes».

«Já outros quiseram ter essa base social, ampla, comprometida, disposta a trabalhar e lutar pelos seus direitos», disse Ruiz, que realçou o facto de o Bildu ter «uma aposta comprometida com Euskal Herria, que trabalhará pela paz, pela resolução do conflito, pela normalização política e democrática».

O Bildu, afirmou Ruiz, não irá deixar passar a oportunidade de «estar nas instituições, doa a quem doer», para lograr a «mudança política e social» e alcançar uma «paz com maiúsculas», em que «sejam respeitados todos os direitos de todas as pessoas» e se reconheçam «todas as vítimas» de «todas as violências».

O comício, em que participaram milhares de pessoas, contou com a presença, entre outros, do secretário-geral do EA, Pello Urizar, do ex-lehendakari e fundador do EA, Carlos Garaikoetxea, do porta-voz da Alternatiba, Oskar Matute, do deputado do EA Koldo Amezketa e de diversos membros da esquerda abertzale, como Patxi Urrutia e Sabino Cuadra, entre muitos outros.
Fontes: Gara

Eman botoa!

«O Bildu enche o Anaitasuna, em Iruñea, no seu acto central em Nafarroa e os media emudecem subitamente» (boltxe.info)

«La rabieta de Pedro J.», de Maite SOROA