quinta-feira, 19 de maio de 2011

O Supremo confirma a absolvição de Otegi, Permach e Álvarez no processo do acto de Anoeta

O Supremo Tribunal não aceitou o pedido da Procuradoria espanhola e, em menos de duas horas, confirmou a sentença da Audiência Nacional espanhola que absolveu Arnaldo Otegi, Joseba Permach e Joseba Álvarez da alegada prática do crime de «enaltecimento do terrorismo» pela sua intervenção no acto de Anoeta de 2004, no qual foi apresentada a proposta «Orain herria, orain bakea».
Fontes do Supremo informaram que a sala, composta por cinco magistrados, decidiu indeferir o recurso do Ministério Público; esta decisão não foi unânime, sendo que a resolução, que será conhecida nos próximos dias, contará com dois votos particulares.
Notícia completa: Gara

IV edição do certame de teatro de rua: «¡De la cárcel a la calle!»
Espetxetik kalera!! Kale antzerkiko iv. lehiaketaren oinarriak
A Plaza San Juan, em Huarte (Nafarroa) voltou a encher-se, este ano, para apreciar o «Certamen de Teatro de Calle ¡De la cárcel a la calle!», organizado pela Salhaketa e a Casa de Cultura de Huarte.
A tarde começou com uma batucada. AMETS e Salhaketa apresentaram as obras de Laura Vadillo, Compañia Nat Nau, Laura Puertas… que fizeram o público rir, chorar e, sobretudo, pensar sobre a inutilidade e crueldade do sistema penitenciário e o absurdo que representa a nova macro-prisão. As vencedoras anunciaram que parte do seu prémio iria para uma associação de Barcelona que trabalha com mulheres.
Para além das peças, também houve cartazes explicativos, livros e uma asfixiante cela de isolamento traçada sobre o chão da praça.
Fonte: ekinklik.org via boltxe.info
Manifestação pelos direitos dos presos políticos bascos no sábado em Donibane-Garazi
A manifestação partirá às 16h00 da Câmara Municipal de Donibane Garazi (Nafarroa Beherea). A convocatória está a receber múltiplos apoios em Ipar Euskal Herria.
Fonte: askatu.org

Recepção calorosa a Eñaut Aramendi à saída da prisão e à chegada a Urruña
O ex-preso político basco chegou ontem à tarde a Urruña (Lapurdi), onde era aguardado por familiares e amigos, que lhe deram as boas-vindas com um aurresku, abraços e aplausos, informou o Movimento pró-Amnistia. O Gara adianta que Eñaut irá retirar amanhã à tarde a sua foto do bar Kanttu, em Hendaia, e que a 27 do corrente lhe será prestado um ongi etorri em Urruña. 
Eñaut Aramendi passou quase um ano na prisão. Foi detido em Lapurdi pela Polícia francesa a 20 de Maio de 2010; esteve incomunicável e depois recebeu ordem de prisão. Ao longo destes meses, conheceu a dispersão por prisões francesas, como La Santé, Le Mains - Les Croisettes e Châteauroux.

Também Euken Villasante foi calorosamente recebido por familiares e amigos à chegada à sua terra natal, Andoain (Gipuzkoa), ontem, por volta das duas da madrugada. Depois ainda se dirigiu à taberna Irunberri, de onde retirou a sua fotografia, por entre os aplausos dos presentes.
Euken Villasante e o gasteiztarra Jon Liguerzana, jovens detidos no âmbito da operação contra a juventude independentista que decorreu em Novembro de 2009, foram recentemente postos em liberdade, depois de lhes serem impostas fianças no valor de 50 e 60 mil euros, respectivamente.
Fonte: askatu.org e askatu.org