segunda-feira, 30 de maio de 2011

Faixa pelos presos no dia da Alde Zaharra de Iruñea

Auzoko presoak etxera = Os presos do bairro para casa
Fonte: ateakireki.com

Os EHL Argentina aderem à iniciativa solidária com os presos da última sexta-feira de cada mês
Coincidindo com as concentrações realizadas pela Etxerat (a associação basca de familiares de presas e presos políticos bascos) nas últimas sextas-feiras de cada mês, em Buenos Aires foi realizada uma convocatória para a Rua Florida, uma via pedonal a poucos metros da Praça de Maio.
A iniciativa, convocada pelas Amigas e Amigos do Povo Basco (Euskal Herriaren Lagunak, da Argentina), consistiu na recolha de assinaturas e na divulgação de um documento em que se descreve de forma sucinta a situação que o povo basco vive na sua luta pela Independência. Neste caso, um dos grupos que fazem parte dos EHL Argentina - Convocatoria por la Liberación Nacional y Social - exibiu várias ikurriñas e uma bandeira exigindo o regresso dos presos e presas a Euskal Herria, bem como a foto de vários militantes bascos detidos.
A iniciativa teve grande aceitação entre os inúmeros transeuntes que, por volta do meio-dia, andam pelo centro da cidade, sendo que muitos deles deram a sua assinatura e ficaram a par da situação que os detidos políticos bascos atravessam, expressando também a sua solidariedade com a luta independentista em Euskal Herria. Convém lembrar que na Argentina vivem cerca de 3 milhões de descendentes bascos.
Para além disso, através de um megafone, pediu-se aos cidadãos argentinos que exijam ao Governo espanhol que cesse a repressão sobre o povo basco e também foram ditas palavras de ordem em defesa dos jovens catalães que acampavam nas praças de Barcelona e que na sexta-feira foram duramente espancados pela Polícia.
Os militantes dos EHL Argentina confirmaram que este tipo de acções reivindicativas pelos presos bascos se irá repetir em Buenos Aires nas últimas sextas-feiras de cada mês.
[Ver, na sequência, «Depois da concentração na Rua Florida, festejo e vídeo-conferência na Taberna Txindoki»]
Notícia completa e fotos: askapena.org