segunda-feira, 9 de maio de 2011

A Herri Urrats foi a mais concorrida dos últimos anos, com muitos milhares de pessoas em Senpere

Ao invés do ano passado, este ano o tempo esteve excelente, dando as boas-vindas a milhares de euskaltzales no lago de Senpere, que ali participaram na festa anual em defesa do euskara e das ikastolas de Ipar Euskal Herria (País Basco Norte).

Fotos 1: Herri Urrats - grande ambiente de festa no lago de Senpere

Fotos 2: Herri Urrats

«Herri Urrats, un esfuerzo colectivo en el que no hay cambio de turno», de Arantxa MANTEROLA (Gara)

«Le compte à rebours a commencé», de Cyrielle BALERDI (Lejpb)

Editorial do Gara: «Un lago en el corazón de Euskal Herria»

Milhares de pessoas deslocaram-se ontem até ao lago de Senpere para apoiar a edição de 2011 da Herri Urrats, e, dessa forma, o euskara e as ikastolas de Ipar Euskal Herria (País Basco Norte). À tarde, numa primeira avaliação do evento, os organizadores da Herri Urrats afirmaram estar «bastante satisfeitos» e que «os objectivos foram plenamente atingidos».
Como exemplo, disseram que a comida e a bebida para a tarde já tinham praticamente esgotado. Apesar de não possuírem dados específicos relativos ao número de pessoas, disseram que esta foi a edição «mais concorrida dos últimos anos».

A título de exemplo, disseram que tinham preparado um terreno de 16 hectares para servir de parque de estacionamento, que encheu por completo. Depois disso, houve carros estacionados nas bermas das estradas ao longo de 24 quilómetros.
«Com isto se vê que Euskal Herria respondeu mais uma vez», disseram os organizadores ao Gara. Agora, esperam que Paris também assuma as suas responsabilidades.

Milhares de pessoas em Senpere
Com um tempo excelente, centenas e centenas de euskaltzales (os que amam a língua basca) começaram a juntar-se à volta do lago de Senpere (Lapurdi) desde as primeiras horas da manhã, fazendo um percurso que tinha cinco espaços preparados: Nafarroa, Lapurdi, Araba, Gipuzkoa e Haurren Xokoa.

Depois de um ano inteiro de trabalho, ontem era o dia de fazer a festa do euskara e da Seaska, a federação das ikastolas do País Basco Norte. A edição deste ano contou com um tema musical - e um videoclip - dos Berri Txarrak (com letra de Sustrai Colina).
Fonte: Gara