quinta-feira, 21 de julho de 2011

Andoni Zengotitabengoa há 18 dias em greve de fome em Portugal

Andoni Zengotitabengoa encontra-se há 18 dias em greve de fome. Isolado na prisão de Monsanto (Lisboa, Portugal), iniciou o protesto no dia 2 de Julho para reclamar condições de vida dignas e, desde então, a sua saúde deteriorou-se. «Jando» é diabético e os níveis de açúcar têm caído significativamente. Esta é a terceira greve de fome que empreende desde que foi detido, em Março do ano passado. Na verdade, as condições de vida existentes na prisão de Monsanto têm sido comparadas às da Guantánamo norte-americana. Na próxima quinta-feira, haverá uma concentração em frente ao Consulado de Portugal em Bilbo para denunciar a grave situação de «Jando».

Múltiplas mobilizações contra o mandado europeu em Ipar Euskal Herria
No dia 27 deste mês, terá lugar a audiência relativa a Daniel Derguy em Agen. Para esse dia estão organizadas viagens até Agen para expressar solidariedade a Derguy.

Entretanto, prosseguem as mobilizações contra o mandado europeu, de apoio a Aurore Martin e a Daniel Derguy e em defesa dos direitos civis e políticos.
Na sexta-feira, dia 22, haverá concentrações em Maule e Baiona (18h30) e em Hendaia, Donibane-Lohitzune, Senpere, Bidarte, Donibane-Garazi, Hazparne e Uztaritze (19h00).
No dia 27, viagem solidária até Agen. Os encontros estão previstos para Baiona (6h00, San Andres) e Donibane-Garazi (5h30, Kalaka).
Fonte: askatu.org

Amigos e familiares deram as boas-vindas a Igor Katxorro
O jovem tinha sido preso a 16 de Novembro em Barakaldo, acusado de queimar uma caixa de multibanco. Na sexta-feira, foi posto em liberdade e sem ter de pagar fiança.
Depois da habitual concentração das segundas-feiras pelos presos na Bide Onera plaza, juntou-se muita gente para dar as boas-vindas ao ex-preso. Na taberna El Casal estavam umas 150 pessoas, e nos passeios também havia muita gente.
No local, Igor Katxorro retirou a sua fotografia da parede por entre os aplausos dos presentes e os gritos de apoio aos presos. Katxorro abriu a primeira garrafa de champanhe e, depois de fazer um brinde aos presos com os presentes, lembrou aqueles que ficaram na prisão e enfatizou a necessidade de continuar a trabalhar até que todos estejam cá fora.

Ongi etorri a Jose Campo em Egia
Depois de 27 anos longe de casa e sete na prisão, ficou livre há duas semanas. Centenas de conterrâneos receberam-no de braços abertos em Egia (Donostia).
Fonte: askatu.org