sexta-feira, 8 de julho de 2011

Acampamento contra o mandado europeu em Maule

O recentemente criado Colectivo zuberotarra contra o Mandado Europeu vai organizar um acampamento solidário de três dias em frente à CM de Maule. O objectivo desta iniciativa é dar continuidade à dinâmica popular de repúdio à aplicação dessa medida a Aurore Martin e ainda continuar a informar a população sobre as consequências da aplicação deste dispositivo inter-estatal com fins políticos. O colectivo convida especialmente os zuberotarras a participar no acampamento ou a passar por lá, pois entre os dias 11 e 13 de Julho haverá várias iniciativas e mobilizações, entre as quais se destacam uma corrente humana na terça-feira, às doze horas, o debate sobre o mandado europeu nesse mesmo dia às sete da tarde, e uma manifestação, no dia seguinte, às seis e meia.
Fizeram também um apelo particular a eleitos, responsáveis políticos, sindicais e associativos de Zuberoa para que participem nestes actos e para que subscrevam o manifesto contra o mandado europeu, a que já aderiram dezenas de eleitos e personalidades de Euskal Herria e de todo o Estado francês. A.M.
Fonte: Gara

Mattin Olzomendi e Peio Irigoien foram julgados em Paris na quarta-feira
Decorreu na quarta-feira à tarde, em Paris, o julgamento dos jovens Mattin Olzomendi e Peio Irigoien. O magistrado do MP pediu cinco anos de prisão para Olzomendi - três dos quais de pena suspensa - e também cinco para Peio, com dois de pena suspensa. O Tribunal dará a conhecer a sua decisão a 9 de Agosto.
Os dois jovens foram detidos em 30 de Março de 2010, acusados de empreender acções contra residências secundárias, tendo estado presos desde então (há 15 meses), a aguardar julgamento.
Ao longo de todo este tempo, estes dois colaboradores do festival EHZ foram alvo da política de dispersão que o Estado francês aplica aos presos políticos bascos.
Peio Irigoien encontra-se encarcerado na prisão de Nanterre, a 785 km de Beskoitze, sua terra natal, e Mattin Olzomendi está no presídio de Chateauroux, a 536 km de Beskoitze (Lapurdi).
Notícia completa: kazeta.info

O juiz Baltasar, eleito para o Comité de Prevenção contra a Tortura do Conselho da Europa
O juiz Baltasar (Garzón) foi eleito esta quarta-feira pelo Comité de Ministros do Conselho da Europa como novo membro espanhol do Comité Europeu para a Prevenção da Tortura e das Penas ou Tratamentos Desumanos ou Degradantes (CPT). O PSOE consegue assim colocá-lo num organismo judicial continental.
VER: Gara [Que nojo. Fazemos uma lista!?]

Ver também: «[A raposa a guardar as galinhas] O juiz Garzón, eleito membro do comité contra a tortura» (kaosenlared.net)