quinta-feira, 7 de julho de 2011

O PSOE expulsou o vereador que dedicou o foguete de Atarrabia a Otegi

José Luis Úriz, ex-vereador do PSN em Atarrabia (Nafarroa), a quem foi instaurado um processo por dedicar o foguete das festas do ano passado, entre outros, a Arnaldo Otegi, recebeu da parte do PSOE a notificação da sua expulsão definitiva do partido.
Úriz deu a conhecer a dedicatória num comunicado enviado aos meios de comunicação antes do txupinazo que ia lançar e no qual justificava a sua evocação a Otegi, e também a outros políticos como Tomás Gómez ou Odón Elorza (PSOE), pelo trabalho que, em seu entender, estava a levar a cabo «para conduzir o Batasuna pela senda da paz».
O PSOE já tinha comunicado a Úriz a sua expulsão do partido em Janeiro, mas deu-lhe dez dias para que apresentasse alegações na Comissão Federal de Ética e Garantias, que agora ratificou a decisão da direcção do partido.
Úriz afirmou em comunicado que sente «uma espécie de aturdimento», que espera que passe antes de decidir se recorre à justiça ordinária.
Fonte: Gara

Barcina tramita a expulsão do único edil da UPN em Altsasu por votar com o BILDU
A presidente da UPN e do Governo navarro, Yolanda Barcina, afirmou na terça-feira que o seu partido «desautoriza» o seu vereador na Câmara Municipal de Altsasu, Francisco Javier Cerdán, que na segunda-feira apoiou no plenário uma moção contra o projecto da incineradora de resíduos nas instalações dos Cimentos Portland.
De acordo com a Europa Press, Barcina disse que o caso passará à comissão de disciplina para decidir se Cerdán sairá do partido por ter agido desta forma. Não obstante, acrescentou que, como presidente do partido, já tinha dado instruções no sentido de se iniciar o processo de expulsão.
Notícia completa: Gara