quinta-feira, 14 de julho de 2011

A advogada Arantza Zulueta foi detida em Hernani

Para protestar contra o acosso aos advogados bascos e reclamar a libertação de Zulueta, foi convocada uma concentração para esta quinta-feira na Etxebarrieta anaien plaza (Bilbo).

A detenção ocorreu num bar de Hernani (Gipuzkoa), quando Arantza Zulueta estava a almoçar. Segundo o Gara conseguiu apurar, a Guarda Civil mostrou-lhe um auto do Tribunal de Instrução n.º 3 da AN espanhola em que lhe era comunicado que a sua situação processual – encontrava-se em liberdade condicional – se alterou, tendo em conta que novos elementos foram adicionados ao processo.

A advogada foi levada para Madrid, não se encontra incomunicável e comparecerá hoje às 10h00 perante o juiz Fernando Grande-Marlaska. Até lá, permanecerá na prisão de Soto del Real.

Os meios de comunicação espanhóis e as agências ligam a detenção aos três esconderijos que a Polícia francesa encontrou anteontem nos arredores de Baigorri. Em concreto, referem que na documentação que lhe foi apreendida quando foi detida em Abril de 2010 estavam os planos com a localização dos esconderijos.
Zulueta ficou em liberdade em Dezembro, depois de pagar uma fiança de 60 000 euros.
Fonte: Gara

Ver também: «Arantza Zulueta abokatua atxilotu du Guardia Zibilak Hernanin» (Bilbo_Branka)

«A esquerda abertzale critica o Estado espanhol por "voltar a responder com a repressão"» (Gara)

Daniel Dergi em liberdade condicional até à audiência sobre o mandado europeu
O Tribunal de Agen respondeu favoravelmente à solicitação da advogada Yolanda Molina, pelo que Daniel Dergi ficará em liberdade até dia 27 de Julho, dia em que irá decorrer a audiência sobre o mandado europeu emitido pelo Estado espanhol contra o ex-preso político basco. O juiz decretou que Dergi não poderá sair de Cahors, localidade onde vivia há vários anos e onde foi detido a 6 de Julho último.
No sábado, dia 16 de Julho, haverá uma manifestação em Baiona contra os mandados europeus, em defesa dos direitos civis e políticos e em prol das soluções democráticas
Fonte: Gara e kazeta.info

Na foto, dezenas de pessoas participam numa manifestação contra os mandados europeus em Maule (Zuberoa).

Iñaki Gracia foi libertado ontem
O Movimento pró-Amnistia fez saber que Iñaki Gracia foi libertado ontem, sem ter de pagar fiança, mas com a obrigatoriedade de comparecer semanalmente na esquadra e impossibilitado de abandonar o Estado espanhol. Chegou ontem à noite à sua terra natal, Orereta (Gipuzkoa), onde era aguardado por conterrâneos e recebeu um primeiro ongi etorri.
Iñaki foi detido pela Guarda Civil em 25 de Maio em Behobia, tendo sido encarcerado por ordem da Audiência Nacional espanhola.
Fonte: Gara e askatu.org

Concentração contra as detenções e a tortura em Iruñea
Na segunda-feira passada, em frente à Deputação.