sábado, 23 de julho de 2011

A Lau Haizetara Gogoan critica a atitude do PNV face à Lei da Amnistia

A Lau Haizetara Gogoan, coordenadora que agrupa colectivos memorialistas, associações de vítimas do franquismo e do terrorismo de Estado em Euskal Herria, faz uma apreciação negativa da atitude do PNV no Parlamento espanhol relativamente a uma iniciativa do Bloque Nacionalista Galego que visava reformar a Lei da Amnistia de 1977. Segundo a Lau Haizetara, essa lei é considerada por grupos internacionais como «uma autêntica lei de ponto final».
A proposta de reforma foi rejeitada com os votos contra e abstenções de PSOE, PP, CiU e PNV. A associação referida criticou especialmente o PNV, por considerar que «não quis emendar o erro que cometeu há 35 anos».

Responsáveis
Um dos pontos que irritaram a Lau Haizetara foi a argumentação apresentada pelo PNV. O colectivo refere que, depois de se abster, o porta-voz jeltzale perguntou «quem é que poderia ser julgado, tendo em conta que o franquismo cometeu os seus maiores crimes durante a guerra e nos anos imediatamente posteriores».
A este respeito, a Lau Haizetara lembrou que Manuel Fraga - presidente honorário do PP - foi responsável directo pela «matança policial de Gasteiz» de 3 de Março de 1976, na qual «foram assassinados cinco trabalhadores». E denunciaram «a impunidade dos responsáveis e cúmplices do franquismo».
Fonte: Gara

Ver também: «LHG denuncia la actitud del PNV en Madrid por defender la Ley de Punto Final y avalar la impunidad franquista» (Lau Haizetara Gogoan)

75.º aniversário do bombardeamento de Andikona
Otxandio Udala * E.H.
No dia 22 de Julho de 1936, quatro dias depois do levantamento franquista, a localidade de Otxandio (Bizkaia) foi bombardeada pelas forças golpistas, numa acção que provocou a morte a 61 pessoas, civis na grande maioria. Este facto e os anos da guerra e do pós-guerra marcaram directamente a vida de toda uma geração de otxandiotarras, tornando-se ainda numa referência vital de grande transcendência para as gerações vindouras. Exemplo disso é a homenagem anual aos assassinados que se realiza na Andikona plaza (principal cenário do bombardeamento) desde 1978...

Fonte: SareAntifaxista