sexta-feira, 15 de julho de 2011

Viagem a Lisboa em solidariedade com Andoni, preso basco em greve de fome

De Elorrio a Lisboa, em solidariedade com Andoni Zengotitabengoa, para denunciar as condições que o preso político basco enfrenta na prisão de Monsanto e para divulgar a sua situação.

Andoni Zengotitabengoa está em greve de fome desde o dia 2 de Julho (a terceira desde que se encontra encarcerado em Monsanto), em luta por condições de vida dignas, contra a situação de um quase completo isolamento e confinamento (22 horas por dia na cela; 2 horas num pátio de 40 m2), e pelo direito a abraçar as suas filhas (neste momento só o pode fazer uma vez por ano).
Fonte: altzoan.com

O juiz deu ordem de prisão a Arantza Zulueta
O juiz Fernando Grande-Marlaska decretou o encarceramento provisório de Arantza Zulueta, que acusa de «pertencer à ETA». Diz ainda que Zulueta facultava informações para eventuais acções contra a Audiência Nacional espanhola.
Zulueta passou cerca de um ano em liberdade condicional, depois de ter sido detida numa operação contra advogados de presos políticos bascos.
O juiz diz que na documentação então apreendida a Zulueta se encontravam croquis dos esconderijos descobertos na semana passada em Baigorri, e que a essas acusações outras podem ir sendo acrescentadas à medida que o processo for avançando.
Ontem à tarde, diversas pessoas participaram numa mobilização, em Bilbo, para protestar contra o encarceramento de Arantza e exigir a sua libertação.
Fonte: Berria

«Zulueta recebe ordem de prisão apesar de negar as acusações policiais» (Gara)

MpA: «O Governo espanhol respondeu ao comunicado da ETA com esta nova detenção» (Gara)