domingo, 24 de julho de 2011

Andoni Zengotitabengoa pôs fim à greve de fome ao cabo de 17 dias

A ASEH foi informada esta sexta-feira de que Andoni Zengotitabengoa tinha decidido pôr fim à greve de fome que mantinha desde o dia 2 de Julho. Mas só ontem nos foi possível obter uma confirmação junto de meios anti-repressivos bascos. Aproveitamos para pedir desculpa pela informação que divulgámos relativa a um 18.º dia em greve de fome que, na realidade, já não chegou a acontecer.

Através da informação que nos foi ontem facultada, ficámos a saber que o Andoni abandonou a greve de fome ao 17.º dia de protesto - trata-se da terceira greve de fome que leva a cabo desde que se encontra no Estabelecimento Prisional de Monsanto (Lisboa).

Ainda segundo a mesma fonte, teve a possibilidade de estar com o director da prisão, tendo-lhe dito que estava a par da concentração que os seus conterrâneos tinham realizado junto ao estabelecimento penal e que estava agora a receber um grande número de cartas.

Ficámos também a saber que no dia 11 de Julho, a segunda-feira a seguir à mobilização que teve lugar em frente à prisão de Monsanto e na baixa de Lisboa, lhe marcaram a data do julgamento, que irá decorrer nos dias 12 e 13 de Setembro.

Por outro lado, amigos, familiares e demais pessoas preocupadas com a situação de Andoni na prisão de Monsanto participaram, na quinta-feira passada, dia 21, numa concentração em frente ao Consulado Português em Bilbau, tendo conseguido encontrar-se com o Cônsul para abordar a questão e lhe entregar uma carta. As pessoas que participaram na iniciativa dizem ter ficado satisfeitas com o resultado obtido.

Associação de Solidariedade com Euskal Herria (ASEH),
24/07/2011