sexta-feira, 15 de julho de 2011

O preso político basco Gotzon Alcalde foi espancado por funcionários de Fleury

Gotzon Alcalde, preso político basco de Algorta (Bizkaia) terminou no dia 8 de Julho o cumprimento da pena a que foi condenado no Estado francês. Estava à espera de ser extraditado para o Estado espanhol e tinha a certeza de que isso iria ocorrer nesse dia. Como queria saber o que iam fazer com ele, passou a manhã a tentar obter informação, perguntando aos funcionários mais de uma vez, mas sem obter resposta. Por esta razão, à hora de almoço decidiu sair da cela para o corredor. Então, levaram-no à força para a cela, onde entraram, pouco depois, diversos encapuzados e o grupo de intervenção, agredindo Gotzon na cabeça e na cara. Deitaram-no no chão e continuaram a bater-lhe na cabeça e na cara. Colocaram-lhe as algemas e enfiaram-lhe um pano na boca para que não se ouvissem os seus gritos.
Foi levado para o mitard. Agora, ao que parece, deverá ser extraditado dentro de dez dias.
Fonte: askatu.org e etengabe

Funcionários agridem Joseba Fernandez na prisão de Poitiers
O preso político basco Joseba Fernández foi agredido há alguns dias por funcionários da prisão francesa de Poitiers. Segundo informaram colectivos de apoio aos presos políticos, Fernández foi agredido depois de ter passado vários dias no mitard, por ter protestado contra a situação que se vive nas prisões francesas.
No passado dia 24 de Junho, por causa desse protesto, mandaram-no para a solitária. Fernández solicitou a presença de algum responsável do cárcere, mas, como não obteve resposta, partiu o vidro da sua cela. O ruído do vidro partido alertou os funcionários, que o agrediram na cabeça e no corpo.

A Ertzainta ataca as txosnas de Santurtzi para levar as fotos
De acordo com uma testemunha, cerca de quarenta agentes da Ertzaintza foram anteontem até às txosnas de Santurtzi (Bizkaia), que está agora em período de festas, para dali levarem as fotografias de vários presos políticos bascos. Agrediram várias pessoas - e identificarem doze -, sendo que uma delas teve de ser levada para o hospital.
Fonte: Gara, Gara e askatu.org