quarta-feira, 13 de julho de 2011

Comunicado: A ETA reitera a sua disposição para aprofundar a via iniciada e pede a todos os agentes que se envolvam

Seis meses depois do anúncio do seu cessar-fogo permanente, geral e verificável, a ETA transmite à sociedade a sua reflexão sobre a situação política actual e o «importante momento que Euskal Herria vive».

Num comunicado enviado ao Gara, a Euskadi Ta Askatasuna analisa tanto a «estratégia repressiva e de bloqueio» que os estados espanhol e francês continuam a levar a cabo como a sua própria actuação e iniciativas, e revê e avalia muitas das coisas que têm acontecido nestes últimos anos, especialmente desde o início do profundo debate desenvolvido pela esquerda abertzale.

Reflecte também sobre as eleições forais e municipais de 22 de Maio, uma data em que, para a ETA, ficou demonstrado que «Euskal Herria ganhou a batalha política e ideológica da ilegalização». Na sua opinião, tanto os acontecimentos destes últimos meses como os resultados das últimos eleições foram um marco no novo tempo que está a começar a abrir-se.

A organização armada mostra-se «inteiramente convencida» de que foi criada uma oportunidade para a construção de um cenário de paz e de liberdade em Euskal Herria, e reitera neste comunicado a sua disposição «para aprofundar a via iniciada». Neste sentido, a ETA pede a todos os agentes «que trabalhem em prol da solução e que, entre todos, abram espaços para o diálogo e a negociação».