quarta-feira, 13 de julho de 2011

Mais de 200 pessoas dão-se como culpadas em solidariedade com o gaztetxe Kukutza

Representantes do gaztetxe Kukutza entregaram ontem no Tribunal de Bilbo mais de duzentas declarações de culpa habitantes, agentes culturais, sociais e utilizadores deste centro autogerido, que se responsabilizam por ter construído «um projecto solidário» no bairro de Errekalde.

Num acto realizado em frente ao tribunal, os representantes do gaztetxe fizeram um apelo à participação na «manifestação internacional» que, no próximo sábado, partirá da Câmara Municipal de Bilbo às 18h00, com o lema «Gaztetxe Kukutza III, no pasarán».

Em declarações aos meios de comunicação, um porta-voz da Kukutza disse sobre «a Justiça», ironizando, que os participantes no acto querem ser culpados de ter construído «um projecto assente na cooperação e na solidariedade, de ter um bairro que desenvolve as suas próprias iniciativas culturais sem necessidade de ajuda municipal».

O porta-voz dos jovens lembrou ainda que os residentes no gaztetxe «não existem para o juiz, apesar de terem treze anos de actividade pública, terem investido esforço e dinheiro para dotar o bairro com equipamentos a custo zero para a Câmara e apesar de terem a primeira fábrica de criação, como as que agora o Governo de Lakua anda a promover».

Solidariedade
Para além das 200 declarações incriminatórias apresentadas na segunda-feira, o gaztetxe já recebeu mais 5000 adesões solidárias e 17 500 visitas um vídeo lançado no YouTube, desde que se tornou pública a intenção de demolir o Kukutza.

A este respeito, os representantes do Kukutza destacaram que todo o bairro de Errekalde está com eles, como mostram as bandeirolas nas janelas, as faixas nas varandas ou as frases de apoio aos jovens residentes, que se multiplicaram nas últimas semanas. «Nem o juiz, ou qualquer outra pessoa que não conheça o Kukutza deve ter a menor dúvida do peso social que o acompanha», enfatizou.
Fonte: Gara

Ver também: «Fermin Muguruza, epaitegian (no tribunal) com o Kukutza» (boltxe.info)
Kukutza Aurrera!

«Tod@s con kukutza!!!! Boltxe se suma a la exigencia de la vigencia del proyecto Kukutza» (boltxe.info)
Várias fotos de apoio ao gaztetxe Kukutza; nelas é possível ver várias caras conhecidas do meio musical basco, como Kepa Junkera, Fermin Muguruza ou os Zea Mays.