terça-feira, 26 de julho de 2011

O escritor Koldo Campos Sagaseta, homenageado na República Dominicana

O escritor iruindarra (pamplonês) Koldo Campos Sagaseta, colaborador habitual do inSurGente, foi recentemente homenageado na República Dominicana. Concretamente, o autor recebeu das mãos de Karina Noble, directora do VII Festival de Teatro de Santo Domingo, uma placa do Ministério da Cultura em reconhecimento «pelo seu contributo para o teatro dominicano e a crónica jornalística nacional». Campos Sagaseta viveu mais de duas décadas naquele país das Caraíbas e foi convidado este ano para o festival de teatro, que se realiza de dois em dois anos, para receber a homenagem referida. O escritor navarro reside actualmente na localidade guipuscoana de Azkoitia e acaba de publicar o romance La estatua (Ediciones Clandestinas). Pedidos: errazkin@gmail.com (12 euros, despesas de envio incluídas).

Baiona: Karrikaldi, a cultura basca em destaque
O Karrikaldi, encontro imperdível da cultura basca durante as festas de Baiona, decorre de quinta a domingo, a partir das 16h30, na Praça Jacques Porte (junto às galerias Lafayette).
Para os locais, é uma oportunidade de viverem as festas num ambiente tradicional e popular, mas também de convidarem quem está de passagem a conhecer diferentes facetas da cultura basca (danças, cantos, etc.).
Todas as tardes começam com um espectáculo de dança e um concerto, diferente de dia para dia (na sexta-feira, pode-se assistir a danças polacas e, no sábado, a danças sicilianas). Por volta das 19 horas tem lugar o dantzazpi, que simboliza a renovação e o entusiasmo pelas danças tradicionais como o fandango, o arin arin, ou as mutxiko. Por último, o Baionan Kantuz, coloca ao alcance de todos a possibilidade de cantar euskal kantak, distribuindo as letras pelo público. A tarde termina com um baile musical, em que se aliam o espectáculo e prática popular.
O Karrikaldi é organizado pelas associações Leinua, Ibaialde, Baionako Ikastoleen Laguntzaileak, Orai bat, Trikili Trakala e Tuntuna. / L.B.
Ver programa em Lejpb