quinta-feira, 7 de julho de 2011

A Esait propõe que a Vuelta passe «como por outro país»

A plataforma pela oficialização das selecções desportivas bascas (Esait) compareceu esta terça-feira em Bilbo para dar a conhecer as démarches que está efectuar, tendo em conta que duas etapas da Vuelta (Volta a Espanha em bicicleta) vão passar por estradas bascas no próximo mês de Setembro (nos dias 9 e 10).
Os porta-vozes Martxel Toledo e Egoitz Askasibar sublinharam que a decisão de a corrida passar por Euskal Herria - depois de 33 anos sem o fazer - responde ao facto de «o PSE-EE e PP utilizarem o desporto como arma de espanholização de Euskal Herria».
Daí que a Esait pretenda denunciar esta manobra; assim, está a manter contactos «com representantes sociais, políticos e sindicais, de forma a dar uma resposta apropriada à provocação e ao desafio que nos lançam».

Por não entenderem Euskal Herria como uma parte de Espanha, Askasibar disse sobre a posição da Esait: «Aceitaríamos a Vuelta em Euskal Herria se fosse nas mesmas condições em que uma etapa desta competição decorre noutro país». A Unipublic tem agora a palavra.
Notícia completa: Gara