segunda-feira, 25 de julho de 2011

Em Otxandio, foram lembrados os mortos no bombardeamento de 1936

A Câmara Municipal de Otxandio (Bizkaia) realizou um acto institucional, ontem, para homenagear as pessoas que morreram no bombardeamento de 22 de Julho de 1936, levado a cabo pelas forças franquistas.

No acto, o Município de Otxandio inaugurou a renovada Andikona plaza, onde caiu a maior parte das cerca de sessenta pessoas que perderam a vida na sequência do bombardeamento. Expressamente para a ocasião, o escultor Nestor Basterretxea realizou o trabalho «Heriotza zerutik etorri jakun».

Para além disso, no decorrer do acto procedeu-se à leitura do texto «Euskal Herriaren bakerako eskubideari buruzko Andikonako Adierazpena» [Declaração de Andikona sobre o direito de Euskal Herria à paz]. No texto, aprovado na sexta-feira passada pelos vereadores, diz-se que, na guerra de 1936, Otxandio possui «a triste honra de ter os primeiros civis bombardeados».

Dezenas de pessoas participaram no acto de homenagem, entre os quais o membro da esquerda abertzale Tasio Erkizia e Pello Urizar, secretário-geral do EA. Iñigo Urkullu, o jelkide principal, também esteve no local.
Fonte: Gara

Na foto: pessoas colocam cravos vermelhos em frente à escultura de Nestor Basterretxea, para homenagear os mortos no bombardeamento. (Juanan RUIZ / Argazki Press)

Ver também: «UPN e PP recusam-se a homenagear os vereadores de Tutera assassinados pelos fascistas-franquistas em 1936» (kaosenlared.net)