quinta-feira, 28 de julho de 2011

Após o terramoto eleitoral de 22 de Maio, sucedem-se as réplicas no panorama político basco

Parece que os resultados das últimas eleições também vão ter consequências internas para o Nafarroa Bai. Por um lado, o documento político que o Aralar vai debater no próximo Congresso, que foi antecipado para Outubro deste ano, não especifica uma aposta decidida na coligação, apresentando-a, inclusive, como um lastro para o partido, na medida em que um dos seus membros é o PNV. Por outro, um grupo de independentes «nabaizales» defende a criação urgente de uma associação própria no seio do NaBai - a que irão chamar Zabaltzen -, que será constituída no dia 1 de Setembro, para pôr a coligação a salvo de «propostas de bloco identitário».

A aposta dos «nabaizales» ocorre depois de o Aralar ter iniciado também em Nafarroa um processo de reflexão interno sobre as fórmulas que podem conduzir a uma mudança futura no herrialde e de ter proposto, com vista às próximas eleições para as Cortes espanholas, uma coligação entre o NaBai e o Bildu para o Congresso dos Deputados e defendido uma aposta conjunta na Euskal Herria Bai, a nível do País Basco Sul, para o Senado.
É possível que estas propostas de acordos eleitorais, juntamente com a possibilidade de as eleições serem antecipadas para Novembro, estejam por detrás da urgência com que os independentes convocaram a assembleia constituinte da Zabaltzen, mesmo reconhecendo que se trata de uma data «porventura demasiado próxima para atingir o nível ideal de participação».

Aritz INTXUSTA-Iñaki IRIONDO
VER: Gara via pakitoarriaran.org