sábado, 16 de julho de 2011

Nove pessoas imputadas em Santurtzi por «enaltecimento do terrorismo»

Em plenas festas de Santurtzi, cerca de 40 agentes da Ertzaintza entraram nas txosnas [barracas das festas] na quarta-feira para dali retirar as fotos de vários presos políticos, tal como o Gara já antes noticiou. De acordo com várias testemunhas, os agentes carregaram a cacetete sobre os presentes e identificaram uma dezena de pessoas. O Departamento do Interior afirmou que há nove pessoas imputadas por «enaltecimento do terrorismo».

Na primeira txosna foram identificadas e imputadas seis pessoas, e foi retirado um cordel com fotos dos presos. Na segunda, levaram uma tira com imagens dos presos e imputaram duas pessoas. Por último, na terceira retiraram uma faixa e imputaram uma pessoa.

Agentes do corpo de intervenção e à paisana, alguns dos quais encapuzados, fizeram gravações em vídeo do interior das txosnas e identificaram várias pessoas. Várias testemunhas informaram que durante a carga várias pessoas ficaram feridas, uma delas com um braço fracturado.
Quando os agentes se dispuseram a abandonar o local, ainda ameaçaram carregar sobre as pessoas que recriminavam a sua atitude; abandonaram o local ouvindo gritos de «alde hemendik» [vão-se embora].

Terceiro ano consecutivo
Da parte das txosnas de Santurtzi, recriminaram a acção dos agentes, lembrando que é o terceiro ano consecutivo que entram no recinto. Referiram que as pessoas identificadas eram voluntários que, durante as festas, faziam turnos em solidariedade com os presos políticos da localidade.
A esquerda abertzale também denunciou aquilo que se passou, criticando Lakua por perseguir a solidariedade para com os presos.
Fonte: Gara

Sanferminak: A Polícia Municipal volta a carregar contra o encierro da villavesa
Villavesaren entzierroa, uztailak 15
Como todos os anos, os habitantes de Iruñea puseram um ponto final aos sanfermines com o popular encierro da villavesa, já na sua 25.ª edição. Depois do tradicional cântico ao San Fermin e ao encierro, a Polícia Municipal carregou sobre os participantes junto à Telefónica. Uma pessoa foi detida e outra ficou ferida, tendo sido levada para o hospital.

Fotos: Encierro da villavesa (Gara)

Encierro de la Villavesa (25.º aniversário)

Abordagem documental-dentro-do-espírito-da-festa, para se ficar a conhecer um pouco melhor a tradição popular do 15 de Julho, que põe fim aos sanfermines. Porque «la fiesta no termina cuando dice la Barcina». Gora San Fermin! Gora Iruñea!
Fonte: SareAntifaxista