quinta-feira, 7 de julho de 2011

Com o lançamento do txupinazo, Iruñea mergulha em nove dias de festa e farra

Às 12h00 em ponto, o autarca de Iruñea, Enrique Maya, acendeu a mecha que deu início aos sanfermines e, com isso, a nove dias de festa e folguedo. Com o txupinazo, a capital navarra vai-se transformar mais uma vez durante nove dias. Duas ikurriñas gigantes e uma bandeirola pelos presos destacavam-se no meio da multidão que, como todos os anos, abarrotava a praça. [Maite zaituztegu!]

A Gora Iruñea! mantém todos os actos do programa e Maya escuda-se agora na segurança

Argazkiak/Fotos: Txupinazo (Gara)

Argazkiak/Fotos: Txupinazo (Berria)

Argazkiak/Fotos: Ikurriña Geurea! (Ekinklik via ateakireki.com)

«Pamploneses, pamplonesas, viva San Fermín, gora San Fermín», gritou o autarca recém-eleito de Iruñea, Enrique Maya, antes de soltar o foguete e libertar o delírio das milhares de pessoas que esperavam ansiosas por esse momento.

Ainda faltava muito para o meio-dia e, como todos os anos, na Praça do Município já cabia um alfinete. Ainda assim, duas ikurriñas gigantes e uma bandeirola pelos presos políticos bascos ocuparam o seu lugar e foram levantadas pela multidão congregada no local. Apesar de a Polícia Municipal ter tentado impedir que as ikurriñas entrassem na praça e se terem verificado empurrões, o símbolo nacional pôde ser visto em todo o mundo.
Enquanto a praça vibrava com os cânticos habituais numa manhã de sol, no interior da Câmara Municipal juntaram-se os vereadores e os convidados, entre os quais o deputado geral de Gipuzkoa, Martin Garitano, e o neto de Ernest Hemingway, John Patrick Hemingway.

Brinde pelos presos
Uma hora depois do txupinazo, centenas de pessoas juntaram-se no Portal de Zumalakarregi para brindar pelos presos navarros que saíram da prisão e pelos que ainda continuam lá dentro, num acto com grande carga emotiva.

Com o lançamento do txupinazo, iruindarras e gente de fora têm pela frente nove dias e 204 horas de farra. Toca a gozar!
Fonte: Gara

«Ikurrina eta guzti lehertu da txupinazoa, eta hasi dira bederatzi eguneko jaiak» (Berria)

«La Federación de Peñas al pueblo de Iruñea», de Endika LACUEY, da Federación de Peñas de Iruñea (boltxe.info)

2011ko Sanferminetako txupinazoa


A Polícia Municipal à caça da ikurriña
Depois da brutal carga do ano passado, a Polícia Municipal voltou a armar confusão para impedir a entrada da ikurriña na praça do Município. O controlo policial para, supostamente, impedir a entrada de vidros rapidamente se transformou num novo dispositivo anti-ikurriña, mas os agentes não conseguiram impedir que a bandeira entrasse na praça. Apareceu meio rota, porque os polícias a rasgaram com cutters e com puxões. Mas como se costuma dizer, se não querem ikurriña, ikurriña e meia, porque as pessoas conseguiram fazer passar uma segunda bandeira no meio da confusão. No final, também apareceram bandeirolas e uma grande faixa que pedia o repatriamento dos presos.
À vista do novo espectáculo deste ano, é caso para perguntar se não seria mais simples a ikurriña ondear no Município, como acontecia há algumas décadas e como deseja boa parte dos cidadãos.

VER fotos da caça à ikurriña em ateakireki.com

Viva a capital de Euskal Herria! Gora Iruñea!

Jai zoriontsuak, bai! Biba zuek!