quarta-feira, 20 de julho de 2011

Pastoral «Monzon» em Larraine e Bergara, trinta anos depois da morte de Telesforo de Monzon

Se a pastorala é em si mesma um acontecimento, este ano é-o ainda mais, já que Larraine terá honra de a receber e isso não ocorria neste município de Zuberoa há 20 anos.
Há ainda um outro aniversário a assinalar, porventura bem mais importante, que são os 30 anos da morte de Telesforo Monzon. Figura do abertzalismo e da defesa do euskara, numa época marcada a negro pelo franquismo, viveu os seus últimos dias em Baiona. Carole SUHAS
VER: lejpb

A pastoral Monzon, da autoria de Jean Bordaxar, será representada a 7 e 13 de Agosto em Larraine (Zuberoa) e a 17 de Setembro em Bergara (Gipuzkoa).

A Bilboko Konpartsak reitera a sua aposta num modelo misto e de festas populares
Representantes da Bilboko Konpartsak fizeram um balanço do trabalho realizado ao longo deste ano com vista a ultrapassar as dificuldades existentes na relação com a Câmara Municipal, que «continua a manter uma atitude de pressão e a tentar misturar» as konpartsak «com problemas que não lhes dizem respeito».

Gari Goikoetxea, da Bilboko Konpartsak, disse que existe a noção de que «a situação não pode continuar como até agora» e que esse diagnóstico comum ficou patente tanto nos contactos que mantiveram com os diversos partidos como com a nova presidente da comissão de festas do Município.
Lembrou ainda que os «pontos fundamentais» do trabalho da Bilboko Konpartsak apontam para o reforço do modelo festivo «popular, participativo e igualitário», considerando que para tal «o modelo misto de Bilbau é a ferramenta adequada».
Campanha com a Mari Jaia
Por fim, a Bilboko Konpartsak entende que «não é legítimo» manter as sanções à Kaskagorri e à Txori Barrote, pois «é necessário garantir o direito à liberdade de expressão no recinto das festas».
A Bilboko Konpartsak quis ainda dar realce à campanha «Mari Jaia eta zu» [Mari Jaia e tu], por si lançada e com a qual se procura o envolvimento dos cidadãos no apoio e defesa da Aste Nagusia.
Notícia completa: Gara

Texto completo da conferência:
«Rueda de prensa del Konpartsero Eguna», de Bilboko Konpartsak (lahaine.org)
-
-
Sobre o Kukutza
«Amenaza sobre Kukutza: lo que está en juego», de Arkaitz LETAMENDIA, sociólogo, e Oskar AMEYUGO, engenheiro e membro do Kukutza (Gara)