terça-feira, 11 de dezembro de 2012

Apresentação de «Los trileros forales»: primeiro capítulo da trilogia sobre «quem comeu o dinheiro em Nafarroa»

Trailer de Los trileros forales, primeira parte da trilogia intitulada ¿Quien se ha llevado los dineros?, com a qual pretendemos mostrar quem são os responsáveis pela situação económica de Nafarroa.
NOTA: foi proibida a apresentação do documentário no Instituto Plaza de la Cruz, em Iruñea, prevista para amanhã. O Ateak Ireki acusa a direita navarra - nada interessada em que o documentário seja exibido - de estar por trás dessa proibição, bem como da tentativa de censura ao trailer no vimeo. Entretanto, a apresentação do documentário já foi marcada para os Cinemas Carlos III, também em Iruñea, às 19h15.

Na nossa Comunidade, uma vasta rede de estruturas de poder divide a massa. Cargos públicos, organizações políticas e sindicais, a Igreja e a Opus Dei, empresas e multinacionais, personagens insignificantes... todos eles cresceram à custa do dinheiro público, do dinheiro de todas e de todos os navarros. Neste primeiro capítulo, apresentamos apenas alguns exemplos da forma como algumas pessoas enriqueceram aproveitando as suas boas relações com a UPN ou, directamente, pertencendo ao partido e ocupando cargos de responsabilidade nas instituições públicas.

Ver também: «A empresa criada por uma ex-conselheira da UPN acumulou dívidas superiores a 300 000 euros ao fisco navarro e à Segurança Social» (ateakireki.com)
As dívidas à Tesouraria Navarra contraídas pela empresa fundada por Laura Alba, deputada da UPN entre 2003 e 2011 e conselheira das Obras Públicas entre 2007 e 2011, prescreveram porque não foi possível localizar a tempo nenhum responsável da empresa. O caso é revelado no documentário Los trileros forales (primeira parte da trilogia ¿Quién se ha llevado los dineros?) que hoje foi apresentado à imprensa.