terça-feira, 18 de dezembro de 2012

LAB e Euskal Herria-Palestina Sarea presentes na Conferência Sindical Internacional de Solidariedade com a Palestina, em Lisboa

O LAB participou na Conferência Sindical Internacional de Solidariedade com os Trabalhadores e o Povo Palestiniano, que decorreu nos dias 14 e 15 de Dezembro em Lisboa e foi organizada pela Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses (CGTP-IN) e pela central sindical GUPW, da Palestina.

Para além do LAB, de Euskal Herria, que esteve representado pelo seu Secretário de Relações Internacionais, Igor Urrutikoetxea, participaram a Federação Sindical Mundial (FSM), representada pelo seu Secretário-Geral Adjunto, Valentín Pacho, e outras centrais sindicais da América, de África e da Europa, como a CUT (Brasil), PEO (Chipre) ou RMT (Grã-Bretanha).

Estiveram também representados movimentos sociais, como o MPPM, de Portugal, ou a Euskal Herria-Palestina Sarea [Rede Euskal Herria-Palestina], representada por Julen Zulaika.

Na conferência analisou-se e denunciou-se a situação de desemprego, precariedade laboral e violação dos direitos humanos, sociais e sindicais a que a classe trabalhadora palestiniana é submetida diariamente, e aprovou-se uma resolução em que se denuncia esta situação, bem como o último ataque sionista a Gaza, em Novembro. Foi também aprovada uma resolução em que se saúda a decisão da ONU de atribuir à Palestina o estatuto de Estado observador não-membro. Os participantes assumiram o compromisso de reforçar e coordenar as iniciativas de solidariedade para com a Palestina, bem como de denúncia da violação sistemática de direitos por parte do Estado sionista de Israel.

Tanto o LAB como a Euskal Herria-Palestina Sarea incidiram na necessidade de dinamizar, também no âmbito sindical e no mundo do trabalho, a campanha internacional de Boicote, Desinvestimento e Sanções (BDS) contra o Estado sionista de Israel, enquanto este continuar a violar os direitos humanos, civis e sociais básicos do povo palestiniano.

Por outro lado, no sábado à tarde (dia 15) realizou-se em Lisboa uma grande manifestação, organizada pela CGTP, contra os últimos cortes sociais e salariais levados a cabo pelo Governo português, na qual o LAB também tomou parte. [Na sequência, intervenção do LAB na conferência.] / Fonte: labsindikatua.org