sexta-feira, 28 de dezembro de 2012

O EPPK considera prioritário o fim da dispersão e pensa que é «hora de dar passos decisivos»

O Colectivo de Presos e Presas Políticos Bascos (EPPK) realçou, em comunicado, a sua aposta prioritária no fim da dispersão, defendendo com afinco a ideia de que «reunir todos em Euskal Herria irá criar novas condições, bem como novas oportunidades para todas as partes».

No texto, recorda-se que o EPPK tem vindo a desenvolver uma dinâmica contínua a este respeito desde Fevereiro de 1996, mas acrescenta que agora «é hora de [o Colectivo] dar passos decisivos juntamente com os cidadãos bascos e os agentes sociais, políticos e institucionais».

«O que está em jogo não é melhorar a nossa situação – destaca o EPPK –, mas sim a viabilidade do processo, uma viabilidade que o inimigo quer destruir de modo pertinaz e irresponsável, e isso é algo que não podemos permitir».

O comunicado faz também um balanço de 2012, tanto no que se refere às iniciativas do EPPK como ao desenvolvimento do processo em geral e à atitude dos governos espanhol e francês. / Fonte: naiz.info

O laudioarra Aitor Kortazar foi hoje libertado, depois de 10 anos na prisão
Aitor Kortazar (Laudio, Araba) foi hoje extraditado do Estado francês para o Estado espanhol, depois de ter passado quase dez anos na prisão. No aeroporto de Barajas (Madrid, Espanha), onde era aguardado por familiares e amigos, seguiu em liberdade.

Aitor Kortazar cumpriu no dia 22 deste mês a pena a que foi condenado no Estado francês por pertencer à ETA e, como tal, era para ter sido entregue no sábado passado. Só que os espanhóis queriam verificar se não existia nenhum processo pendente contra ele, e Kortazar continuou na prisão.
Para hoje, às 21h00, estava previsto o primeiro acto de boas-vindas, em Anuntzibai. / Fonte: aiaraldea.com [Ongi etorri, euskal preso politiko ohia!]

«O Acordo de Gernika defende o incremento do diálogo e uma "alteração profunda" na situação dos presos políticos» (naiz.info)
Em conferência de imprensa, os agentes sociais, sindicais e políticos que subscreveram o Acordo de Gernika fizeram hoje em Bilbo um balanço do desenvolvimento do processo de resolução do conflito basco em 2012. Em relação a 2013, apontam como prioridades «promover qualquer iniciativa de diálogo político» com vista à normalidade democrática, e, ao mesmo tempo, uma «alteração profunda» da situação dos presos políticos. Expressaram ainda a sua adesão à manifestação de 12 de Janeiro em Bilbo. (Ver também: Berria)

«O Município de Gasteiz aprovou uma moção em que se pede a libertação de dois presos políticos gasteiztarras» (Berria)
O Bildu e o PNV pediram hoje a libertação de dois presos políticos gravemente doentes - Gotzone López de Luzuriaga e José Ramón López de Abetxuko -, numa moção apresentada na Câmara Municipal de Gasteiz. O PSE-EE votou favoravelmente e, desta forma, a moção foi aprovada. O PP votou contra. Também se pediu que, enquanto essa decisão não for tomada, ambos os presos sejam levados para a prisão mais próxima de suas casas.