domingo, 16 de dezembro de 2012

Surgiu um novo partido no âmbito da esquerda abertzale: Eusko Ekintza

O novo partido será registado amanhã no Ministério do Interior espanhol e a apresentação terá lugar no próximo sábado. Então, serão apresentados os seus objectivos, o logótipo, quem o integra, etc.

O Eusko Ekintza foi constituído à margem do Sortu. De acordo com a informação a que o Berria teve acesso, o Eusko Ekintza será formado, entre outros, por vários membros da esquerda abertzale, ex-membros do EA, bem como alguns membros de sectores libertários.

O novo partido enquadra-se na esquerda abertzale. «Vários sectores que não aceitam o capitalismo e o neoliberalismo, que se situam fora da social-democracia, decidiram juntar-se».

Embora não tenham decidido como será a sua presença nas instituições, os promotores vêem como natural o seu enquadramento na coligação Euskal Herria Bildu. Quanto à organização interna do partido, avançaram que será horizontal.

Anunciaram também que vão reclamar «verdade, justiça e reparação para todas as vítimas do conflito» e que vão trabalhar no sentido de se «conseguir a amnistia para todos os perseguidos políticos nos últimos anos do conflito». / VER: Berria via SareAntifaxista (notícia original, em euskara / traduzida para castelhano)