sexta-feira, 14 de dezembro de 2012

Intervenção de Sabino Cuadra (Amaiur) sobre as pensões: «Mentem mais do que falam»


Sabino Cuadra, deputado da coligação soberanista basca Amaiur, responde no Congresso de Madrid à ministra do Emprego e da Segurança Social do Governo espanhol do PP, Fátima Bañez, sobre as mentiras veiculadas na questão das pensões. Na sequência, discussão com o presidente do Congresso, Posada. / Fonte: ehbildu.net

Colectivos pedem mudanças a Urkullu ao nível das políticas sociais
Com o lema «Aspirando los recortes sociales y el maltrato de Lanbide», membros de colectivos sociais da Bizkaia concentraram-se ontem de manhã frente à Delegação do Governo de Lakua em Bilbo para exigir ao novo lehendakari e aos responsáveis do Serviço Basco de Emprego mudanças nas políticas sociais e, mais concretamente, na gestão do Lanbide.

Junto a uma faixa em que se lia «Por unos servicios sociales dignos, murrizketa gehiagorik ez!» [Por uns serviços sociais dignos, mais cortes não!], denunciaram o endurecimento dos requisitos exigidos para aceder às prestações sociais, uma situação que, associada aos cortes dos direitos sociais, deixou milhares de famílias e pessoas fora do sistema de protecção social.

O número de pessoas que afirmam não ter recursos para chegar ao fim do mês disparou para os 420 000 na CAB, disseram, chamando ainda a atenção, quando se aproximam os rigores do Inverno, para o facto de no ano passado quase 10% da população ter passado frio no Inverno. / Ver: BilboBranka e boltxe.info

Êxito na estreia da primeira parte da trilogia «¿Quién se ha llevado los dineros?»
Mais de 500 pessoas assistiram ontem, em Iruñea, à estreia da primeira parte da trilogia «¿Quién se ha llevado los dineros?», intitulada Los Trileros Forales. Como a sala só tinha capacidade para 320 pessoas, os responsáveis tiveram de organizar duas sessões. Pode-se dizer que, desta forma, os cidadãos responderam ao boicote da UPN, que tinha proibido a exibição do documentário num instituto público.
Mais informação em www.losdinerosdenavarra.tk / Fonte: ateakireki.com

Perseguição a sindicalistas:
«LAB denuncia acoso sindical y despidos de delegadas en Sarquavitae», de LAB (labsindikatua.org)
[...] la empresa destinada al cuidado de personas ancianas Sarquavitae ha decidido de manera unilateral proceder al despido disciplinario de las dos delegadas de LAB.