quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

O Herrira convocou para amanhã uma concentração de oito horas e meia frente ao Parlamento navarro

Amanhã, última sexta-feira do mês e do ano, vão realizar-se mobilizações pelos direitos dos presos em dezenas de localidades navarras. Em Iruñea, o Herrira convocou uma concentração de oito horas e meia frente ao Parlamento de Navarra, das 12h00 às 20h30. O acto central terá lugar ao meio-dia, e nele far-se-á um apelo à participação na Mobilização Geral Popular de 12 de Janeiro. Na concentração vão tomar parte, em diferentes turnos, partidos políticos, sindicatos e agentes sociais.

Na pauta de reivindicações figura: trazer para Euskal Herria todos os presos bascos, libertar os presos e as presas com doenças graves, acabar com o prolongamento das penas e com as medidas que implicam a pena perpétua, bem como respeitar todos os direitos humanos que lhes assistem como presos e como pessoas. [Na sequência, ver balanço de 2012 feito pelo Herrira.] / Fonte: ateaireki.com

A Etxerat vai realizar uma concentração na festa organizada pela ESAIT a favor das selecções bascas
Cerca de vinte representantes da Etxerat anunciaram hoje numa conferência de imprensa que teve lugar em Donostia que a associação Etxerat se continua a mobilizar em defesa dos direitos dos presos bascos e que vai participar na festa organizada pela ESAIT em defesa das selecções bascas, no próximo sábado, dia em que se disputa o Euskal Herria-Bolívia.
Às 18h00, dois membros da Etxerat vão tomar a palavra e transmitir a sua mensagem. Uma hora mais tarde, vão realizar uma concentração junto à entrada principal de Anoeta, para fazer um apelo à participação na manifestação de Janeiro, segundo fizeram saber. Exigiram também o fim da «política penitenciária de excepção». (Berria / naiz.info)