terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Napar Festa: no sábado, a Nafarroa Bizirik vai apresentar as suas linhas de trabalho para 2013

O pavilhão Anaitasuna, em Iruñea, vai receber no próximo sábado, a partir das 17h30, a Napar Festa (Fiesta Nabarra), uma celebração organizada pela Nafarroa Bizirik para se recordar o trabalho realizado ao longo deste ano, que era o do quinto centenário da conquista castelhana, e assentar as bases para o trabalho futuro no âmbito da «desconquista» e da recuperação da soberania perdida.

«Em nosso entender, recordámos o quinto centenário da conquista de Nabarra como este povo merecia. 500 anos volvidos, mostrou-se que essa Nabarra está mais viva que nunca, mas o trabalho da iniciativa não acaba este ano», explicaram membros da Nafarroa Bizirik numa conferência de imprensa que teve lugar na sexta-feira em Iruñea.

«Por certo, haverá gente - a mesma que espera ansiosamente que o ano acabe - que deseja também o nosso desaparecimento. Não lhes vamos dar esse prazer. A 1512-2012 Nafarroa Bizirik vai continuar a contribuir para a defesa da Nabarra viva», divulgando a sua História e pondo em evidência as consequências das conquistas.

Fizeram também um apelo à participação na Napar Festa, no Anaitasuna: um espectáculo com uma hora e meia de duração, apresentado por Nerea Alias e Aitor Txarterina. A entrada é livre, mas, para fazer frente às despesas inerentes à organização de um acto deste tipo, estará à venda um DVD multimédia pelo preço de dez euros.

Depois do acto político, em que intervirão os membros da Nafarroa Bizirik, o grupo Tximeleta vai pôr toda a gente a dançar, transformando o Anaitasuna numa romaria. Destaque ainda para a participação de Amaia Zubiria, Petti, as palhaças Pusa eta Jaka e uma dupla de jovens gaiteiras de Larraga. O escultor Néstor Basterretxea será homenageado pela sua contribuição. / Notícia completa: Gara