terça-feira, 18 de dezembro de 2012

O Supremo espanhol confirma a sentença de cinco jovens de Oarsoaldea

O Supremo Tribunal espanhol confirmou a sentença decretada em Janeiro deste ano pela Audiência Nacional espanhola em que condenava cinco jovens da região de Oarsoaldea (Gipuzkoa) a penas de seis e seis anos e meio de prisão.

Trata-se de Maitane Linazasoro, Xabier Lujanbio, Aitor Alberdi, Aitor Franco e Arkaitz Antza. Foram acusados pelos juízes Javier Gómez Bermúdez, Manuela Fernández e Javier Martínez Lazaro de pertencer a uma organização «terrorista». Iosu Arruabarrena, também condenado em Janeiro, foi agora absolvido pelo Supremo.

Com eles, foram julgados Haizea Iriarte, Beñat Burlada, Alexander Etxeberria, Egoitz Urbe, Hodeiertz Urain, Alain Luna, Iker Zabala, Oinatz Arbelaiz, Imanol Sagarzazu, Oihana Mugika e Gaizka Ibeas. A AN espanhola decretou sua absolvição e o Supremo espanhol, que apreciou o caso a 24 de Outubro, ratificou essa decisão.

Foram todos detidos em 2008, por alegada ligação à organização juvenil Segi e a acções de kale borroka. Afirmaram ter sofrido maus tratos e agressões sexuais nos cinco dias que estiveram incomunicáveis nas mãos da Polícia espanhola. Com efeito, a Askatasuna afirmou que lhes bateram bastante na cabeça, que os obrigaram a despir-se e que ameaçaram prender os seus familiares.

O Eleak convocou uma manifestação para domingo
O movimento Eleak deu hoje uma conferência de imprensa sobre os seis jovens imputados de Oarsoaldea, ainda antes de ter conhecimento de que as sentenças de cinco deles seriam confirmadas. Convocou uma manifestação para este domingo em Errenteria (às 12h30, a partir da Alameda), para criar um «muro de apoio» aos jovens. / Fonte: Berria e Berria

«Sobre la ratificación de la condena impuesta a cinco jóvenes de Orereta», de Ezker Abertzalea (ezkerabertzalea.info)

A Federação Sindical Mundial expressou o seu apoio à manifestação de Janeiro em defesa dos presos bascos
A FSM e o seu secretário-geral, George Mavrikos, deram o seu apoio à mobilização em defesa dos direitos dos presos políticos bascos que terá lugar dia 12 de Janeiro em Bilbo, segundo divulgou o movimento Herrira.
A FSM tem 80 milhões de filiados em mais de 120 regiões e estados, e encontra-se representada em organizações internacionais como a ONU, a FAO ou a UNESCO.

Os sindicalistas do SAT Diego Cañamero e Juan Manuel Sánchez Gordillo - este último também deputado da IU no Parlamento da Andaluzia - também aderiram à mobilização. / Ver: naiz.info

Na foto: acto realizado em Maule (Zuberoa) para denunciar a perseguição judicial a Aurore Martin e a outros cidadãos bascos. Hoje, na última reunião do ano do Conselho Regional da Aquitânia (Frantzia), foi aprovada por unanimidade uma moção de apoio à militante independentista basca, que se encontra actualmente presa em Madrid, depois de ter sido extraditada para Espanha, num processo com contornos nada claros e que valeu fortes acusações ao «socialista» e gasolineiro sírio Hollande. Aurore askatu! (Ver: kazeta.info)