sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

O Acordo de Gernika vai solicitar à UE «envolvimento directo no processo de paz de Euskal Herria»

Uma representação do Acordo de Gernika deu hoje uma conferência de imprensa em Donostia para anunciar que na próxima terça-feira uma delegação se deslocará a Estrasburgo para entregar uma carta dirigida aos principais responsáveis institucionais da União Europeia.

A carta inclui três pontos: o primeiro, que a UE «convide» os estados espanhol e francês «a abordar as consequências do conflito basco com base nos parâmetros internacionais de resolução de conflitos»; o segundo, que, no caso de os estados não responderem ao convite, a UE «lidere a fase de resolução» como parte envolvida; o terceiro, que a UE faça um apelo aos estados no sentido de «se comprometerem a respeitar os direitos humanos».

Os signatários do Acordo vão a Estrasburgo depois de verificarem que os estados espanhol e francês «continuam a fazer ouvidos moucos» às conclusões da Conferência de Aiete e «à vontade da grande maioria da sociedade basca».

Afirmaram que «a brutalidade policial» permanece vigente, que os estados continuam a mandar prender e mantêm em vigor a legislação de excepção, e que ocorreram casos de tortura. Afirmaram ainda que «nem sequer cumprem» as resoluções do Tribunal Internacional dos Direitos do Homem, em referência à sentença sobre a Doutrina Parot. (naiz.info)